Urbano Santos - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) forma a primeira turma do (Proeb), em Urbano Santos. A solenidade de formatura, realizada no ginásio de esportes movimentou a cidade.
Superação. Este foi o termo utilizado pelo professor aposentado da rede municipal de Urbano Santos, Antonio Viana, que aos 62 anos recebeu o grau de licenciado em Letras pelo Proeb. Ele era um dos 71 formandos que realizava o sonho de receber o diploma de curso
“Defino este momento como superação para mostrar que não importa a idade, o importante é estudar e garantir mais conhecimentos. Gosto de ler e sempre sonhei fazer Letras. Logo que me aposentei, para não ficar parado, resolvi me matricular no vestibular que teve aqui em Urbano Santos para fazer parte da UFMA, e cá estou. Sentindo-me feliz e realizado”, comemorou.
A cerimônia de outorga do grau foi presidida pela assessora de Interiorização da UFMA e coordenadora-geral do Proeb, Raimunda Marinho, que destacou a contribuição que estes professores, agora mais qualificados darão para a região.
“Acredito que hoje vocês sairão melhores do que quando ingressaram em seus cursos. A ligação de vocês com a UFMA possibilitou uma formação melhor e mais valorização na profissão que levarão. Devo ressaltar a importância deste programa para o estado, já que ele permite que a UFMA se destaque no âmbito de formação de professores”, disse Raimunda Marinho.
Segundo a coordenadora, diante do Ministério da Educação, a Universidade Federal do Maranhão é a terceira em formação de professores por meio de programas especiais. “Precisamos avançar muito mais, porque os números mostram ainda que 50% dos professores maranhenses não têm licenciatura. Estamos aqui para isso, para, junto com os senhores modificar este cenário”, afirmou.
Parceria
Manoel de Sousa, formando do curso de Letras e orador da solenidade, lembrou da forte atuação da prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale (PT), que priorizou, ao assumir o cargo, imediatamente a educação no município e reativou o Proeb que estava estagnado.
“Estávamos tristes e angustiados porque o curso estava parado há meses. Quando a prefeita assumiu, ela priorizou o programa e hoje estamos aqui, em festa e comemorando este momento de grandes desafios que foram superados”, frisou o orador.
As aulas do Proeb, em Urbano Santos, iniciaram em 16 de outubro de 2009, contemplando estudantes de Letras e das Ciências Exatas (Matemática, Química e Física).
Para a prefeita, os obstáculos foram muitos, mas o importante é que no final foram vencidos e o mais importante, em conjunto. “Sentimo-nos honrados por contribuir com esse momento de alegria na vida de vocês. Agora, com esta formação de nível superior, vocês terão mais condições de retribuir para nossos alunos da rede municipal de ensino, um conhecimento melhor”, enfatizou.
Iracema Vale disse, ainda, que quer a UFMA no município, porque eleva o nível educacional e engrandece a região. “Trouxemos o curso de Filosofia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e agora conseguimos mais dois novos cursos, o de Educação Física e de Geografia, pela plataforma Paulo Freire, que já foram aprovados e estamos aguardando os trâmites finais para marcarmos a aula inaugural”, informou.
História
A gestora informou, ainda, que em breve será assinado novo contrato para continuar o curso de Letras e um outro contrato para a implantação do de História.
“Para esses cursos faremos meio a meio, ou seja, uma quantidade de vagas será disponibilizada para os professores da região e a outra quantidade para a comunidade”, anunciou a prefeita.
“Trouxemos o curso de Filosofia pelo Parfor e conseguimos mais dois novos cursos: o de Educação Física e o de Geografia”
Iracema Vale
Prefeita de Urbano Santos
Programa fomenta a oferta de turmas especiais
O Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (Proeb) visa a formação de professores de nível superior, para atuar na educação básica, em escolas da rede municipal e/ou estadual de ensino, no estado do Maranhão.
A ação incentiva a oferta de curso em licenciatura para docentes ou tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a fazer o curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula.
Para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica há a Segunda Licenciatura.
Já a Formação Pedagógica para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica, também faz parte do Proeb.
Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.
O Parfor na modalidade presencial é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e implantado em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.