Faltosos

62 mil candidatos deixaram de fazer o Enem no estado

Dos 270 mil candidatos inscritos no Maranhão, 23,2% faltaram ao exame, de acordo com números divulgados ontem, pelo Inep; divulgação do gabarito oficial deve ocorrer até amanhã, e provas serão disponibilizadas sexta-feira na web

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Candidatos aguardavam, no domingo, a abertura de portões na Universidade Ceuma para responder às provas do Enem 2015 (Enem 2015)

O Maranhão foi o sexto estado com a menor quantidade de faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Dos 270 mil candidatos que se inscreveram para fazer o seletivo no estado, 23,2% - cerca de 62 mil pessoas - deixaram de fazer as pro­vas e adiaram a chance de ingressar no ensino superior público. O exame foi aplicado no fim de semana passado.

Os números foram divulgados na tarde de ontem, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Paraíba teve o menor número de faltosos (20,7%), seguido do estado do Piauí (21,2%), nos dois dias de provas da edição deste ano do Enem. Em terceiro lugar aparece o estado do Rio Grande do Norte, com 22,1% de faltosos; em quarto, está Santa Catarina, com 22,4%; em quinto, vem Sergipe, com 23,2%, e em sexto lugar o Maranhão.

Roraima apresentou a maior quantidade de pessoas que tiveram a inscrição confirmada no Enem e não compareceram para realizar o exame. O percentual de faltosos no estado nortista foi de 34,9%, acima da média nacional de abstenção, que foi de 25,5%.

Abstenções
O percentual de abstenções nesta edição do Enem em todo o Brasil (25,5%) foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

Os participantes inscritos dos municípios catarinenses de Rio do Sul e Taió, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região, terão a oportunidade de fazer o exame nos dias 1º e 2 de dezembro. No Pará, 661 alunos da escola Nossa Senhora do Rosário, no município de Marituba, farão as provas do segundo dia também em 2 de dezembro. As provas na escola paraense foram interrompidas devido a problemas na rede elétrica.

Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até amanhã. As provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir da sexta-feira, dia 30, na página do Inep na internet. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é divulgar as notas na primeira semana de janeiro, quando também deverá sair o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

MAIS
O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no exame, o estudante pode tentar vaga na educação superior, por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.