Provas

Provas do Enem ocorrem com tranquilidade em São Luís

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira somente no primeiro dia de aplicação de provas, 22,22% faltaram ao exame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

São Luís - As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram aplicadas com tranquilidade na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – organizador do certame em todo o país, somente no primeiro dia de aplicação de provas, 59.900 candidatos, ou 22,22% do total (que, em dados absolutos, foi de 269.590) faltaram ao exame no Maranhão (percentual inferior à média nacional, que foi de 25%). O número de total de faltosos será divulgado hoje pelo Inep.

Ontem, 25, antes da abertura dos portões nos locais de prova, o clima era de expectativa dos candidatos já que se submeteriam às disciplinas de linguagens, matemática e redação (cujo tema foi: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”). Em frente à escola Dom Bosco – no Renascença – algumas pessoas chegaram por volta das 8h30, para não perder o horário de fechamento dos portões (que no Maranhão aconteceu ao meio-dia, obedecendo ao horário de verão).

Na Universidade Ceuma, campus Renascença, houve grande concentração de candidatos do lado de fora do prédio. Alguns deles, sem ter espaço onde ficar, permaneceram aguardando a abertura dos portões no meio da rua Josué Montello, que dá acesso ao campus. Os veículos que passavam pela via, seja para deixar candidatos ou mesmo que transitavam no local por outras razões, tiveram dificuldade para passar pelo trecho. “Não há um guarda sequer para organizar tudo isso”, disse a assistente social Denira Duarte, que passava pela rua em seu veículo, faltando 15 minutos para a abertura dos portões. No local, não foi observada a presença de agente da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Saída

Por volta das 17h de ontem e faltando uma hora para o encerramento do certame, alguns candidatos já haviam concluído o segundo dia de provas do Enem 2015. Na saída, a opinião da maioria era que o tema da Redação havia atendido às necessidades. “Gostei do tema, nos fez refletir como mulher. É um problema que, de fato, vivenciamos no dia-a-dia”, disse a funcionária pública Dilvânia Silva Muniz, de 33 anos.

Outros candidatos destacaram o nível alto de dificuldade das provas, especialmente da disciplina Matemática. “Tive dificuldade na aplicação de algumas fórmulas”, afirmou Débora Regina, de 22 anos.

De acordo com a Polícia Federal no Maranhão (PF), não houve qualquer ocorrência relativa à fraude no Enem 2015, no primeiro e segundo dias de aplicação das provas.

Transporte

Por causa do Enem, tanto no primeiro quanto no segundo dia de provas, o trânsito ficou lento em vários pontos da cidade. Na avenida São Luís Rei de França, por exemplo, na altura da entrada do Parque Vitória, os dois sentidos da via estavam lentos na manhã de ontem, por volta das 9h. Situação semelhante foi observada nas avenidas Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Bequimão, Daniel de La Touche, Colares Moreira e Avenida dos Africanos.

Sobre as reclamações de alguns candidatos acerca da falta ou baixa oferta de coletivos, a Prefeitura de São Luís – por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que autorizou a circulação da frota total. De acordo com a pasta, ontem circularam 950 ônibus em virtude da aplicação do Enem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.