De mudança

Viva Cidadão do João Paulo irá para a Forquilha

Mudança ocorrerá porque, segundo direção, unidade não dispõe de condições para atender à demanda, que cresceu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Viva Cidadão vai deixar de funcionar no João Paulo e será transferido para o bairro Forquilha em 2016 (Viva João Paulo)

A unidade do Viva Cidadão que funciona no bairro João Paulo há 15 anos, será transferida para Forquilha. A mudança acon­tecerá, conforme a direção do programa, porque o local não tem mais condições de atender à atual demanda, tendo em vista também a falta de condições de estrutura do prédio. A mudança está prevista para acontecer no próximo ano, após a transferência para o prédio do antigo Casi­no Maranhense das unidades do Vi­va Cidadão da Praia Grande e do Shopping Jaracati.

De acordo com Mari-Silva Ma­ria, diretora-geral do programa Viva Cidadão, o prédio onde funciona a unidade do João Paulo tem hoje problemas de infraestrutura que comprometem o atendimento aos usuários e apenas poderiam ser solucionados caso fosse realizada uma reforma na unidade. A falta de acessibilidade para os deficientes físicos e de estacionamento para os condutores também são problemas existentes no prédio.

“Estamos tomando várias providências, entre elas a mudança do prédio, que é necessária e essencial para o bom atendimento. O prédio do João Paulo é locado e não temos como ampliar o atendimento. Por isso, vamos mudar para a região da Forquilha”, disse. A mudança está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2016.

Ainda está sendo escolhido na região da Forquilha o prédio em que funcionará a nova unidade do Viva Cidadão. No entanto, a direção do programa já listou alguns locais que poderão abrigar a sede do programa.

A mudança de local da unidade do Viva Cidadão desagradou aos usuários. “Aqui no João Paulo fica mais próximo do Centro. Lá na Forquilha é muito contramão e ainda há dificuldade de transporte”, disse a cabeleireira Marines Pereira.

Mudança
As Unidades do Viva Cidadão Jaracati e Praia Grande também mudarão de endereço. Serão integradas e passarão a funcionar no antigo prédio do Casino Maranhense, na Avenida Beira-Mar, em São Luís. Segundo a direção geral do programa, a alteração é a alternativa mais viável para solucionar vários problemas relacionados ao atendimento dos usuários identificados em um levantamento. A previsão é de que a nova unidade comece a operar em dezembro.

As unidades do Jaracati e da Praia Grande são de médio e grande porte. Mas em um município como São Luís, a demanda não está mais sendo suprida de forma adequada. O número de atendimentos atual é o dobro da capacidade das unidades e não há como alocar mais servidores e equipamentos para aumentar a capacidade e tornar os atendimentos mais rápidos. Isso ocorre principalmente na Praia Grande.

Vários serviços já estão confirmados para a nova unidade com sua capacidade de atendimento ampliada, e há ainda outros serviços em processo de articulação com outros parceiros governamentais e de outras esferas administrativas. Alguns dos serviços são: emissão de Carteira de Identidade; registro, alteração e cadastro de empresas mercantis; publicação no Diário Oficial, Terceiros e Executivo; consulta do Seguro Desemprego; orientações trabalhistas e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VIVA CIDADÃO
Inaugurada em 16 de maio de 2000, a Central Integrada de Atendimento - Unidade João Paulo foi a segunda do Viva Cidadão em São Luís. Situada em local de grande circulação, próximo a bancos, cartórios, comércios, disponibiliza cerca de 205 serviços à comunidade, como: emissão de identidade, antecedentes criminais, carteira de trabalho, inscrição de CPF e serviços on-line no Balcão do Cidadão, título de eleitor, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.