Comércio eletrônico

Fraudes com CPF aumentaram 30% nos primeiros seis meses de 2015

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
(Fraude )

As fraudes com utilização de CPF cresceu 30% no primeiro semestre deste ano em número de operações e 70% em termos de valores - subiu de R$ 900 milhões no primeiro semestre de 2014 para R$ 1,3 bilhão este ano.

Um dos principais focos desses desvios são as compras via internet com cartão de crédito clonado, aponta a CCFácil, distribuidora de serviços de consultas cadastrais do Serasa Experian.

Segundo o gerente da empresa, Alexandre Oliveira, cerca de 30% dos usuários de cartão no país já sofreram com fraudes. Ele disse que as empresas do Brasil que usam monitoramento de CPF ainda não chegam a 5%.

Nos casos de clonagem, normalmente quem arca com o prejuízo é o comércio eletrônico, o que já levou uma grande rede do varejo a desistir da modalidade de venda virtual.

Oliveira observa que um monitoramento seria importante sobretudo em datas comerciais, como Dia das Crianças e Natal, quando, além do crescimento das vendas, também aumenta o número de fraudes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.