Surgidos no século passado, os clubes sociais de São Luís ganharam destaque pelo desenvolvimento de atividades sociais, recreativas, desportivas, artísticas e culturais, sendo palcos de diversos bailes de Carnaval que marcaram a cidade, além de servirem de cenário para momentos de alegria de muitas famílias ao longo dos anos. Mas, com a mudança da sociabilidade como um todo, a decadência dos clubes passou a ser um fato e muitos não resistiram ao tempo e são apenas um prédio em ruína ou uma lembrança de quem viveu seus áureos tempos. Mas a AABB tem motivos para comemorar, pois completou 68 anos ainda em atividade.
A história do clube começou na Rua da Paz, centro de São Luís, no dia 15 de agosto de 1947, quando foi fundado em um prédio alugado, o Satélite Clube do Maranhão. Miguel Arraes Filho, Oscar Rodrigues, Eduardo Vasconcelos, Eimar Rego, Paulino de Carvalho, Waldir Vinhais, Francisco Bayma, Sócrates Balga Mendes e Hernildo Gomes de Almeida são alguns dos ilustres colegas que viram o satélite clube nascer como precursor da AABB.
O Satélite Clube do Maranhão era um espaço simples e singelo que servia para encontros ou reencontros dos amigos após o expediente. No local, eles disputavam jogos de salão e iniciaram os primeiros bailes de Carnaval. Passados alguns anos, o Satélite mudou-se para a Rua dos Remédios, esquina com a Rua dos Afogados. No prédio alugado, onde hoje funciona o Juizado Especial de Pequenas Causas, ainda predominavam os jogos de salão e as atividades sociais. A prática do futebol nasceu junto com o clube.
Em 1953, após presenciar e superar uma crise, o Satélite foi transformado em Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), presidida por Sócrates Balga Mendes. O prédio localizado na Rua Grande, na Quinta do Barão, foi a primeira sede própria da AABB.
Ginásio - Entre os anos de 1982 e 1984, os abebeanos ganharam o ginásio de esportes. Entretanto, o Código do Atleta e o Regimento Interno do clube só viriam a ser implementados entre anos de 1985 e 1987, sob a presidência de Inácio Diniz, última gestão da AABB efetuada com o auxilio financeiro do Banco do Brasil. Foi nessa época também que se deu o surgimento da figura do sócio-comunitário, como forma de ampliar os recursos financeiros.
A mudança de sede, do Centro para o Calhau, foi o primeiro grande desafio da AABB, mas outro ainda maior estava por vir. “Em 1988, o clube, que era ligado ao Banco do Brasil, perdeu o auxílio financeiro da instituição. Antes, só funcionários do Banco do Brasil poderiam ser sócios. Com o banco tirando esse auxílio, a AABB teve de buscar novas formas de se manter financeiramente”, explicou Wilson Lopes Gonçalves, presidente do clube.
A forma encontrada de continuar funcionando foi abrir o clube para a figura do sócio-comunitário para ampliar os recursos financeiros. “A mudança para sócio-comunitário foi outro desafio. O clube teve de buscar outras formas de subsistência financeira e essa foi a medida encontrada. Hoje, temos 3.500 sócios-comunitários”, informou o presidente da AABB. Por meio dessa mudança, o clube subsistiu a uma fase da cidade que foi praticamente a extinção dos clubes sociais.
Hoje, o clube está aberto a qualquer pessoa que queira ser sócio, bastando cumprir os requisitos necessários. Diferente de como era no início, quando apenas funcionários do Banco do Brasil podiam se associarWilson Filho, presidente da AABBMais
O Sistema Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) é formado por aproximadamente 1.242 associações espalhadas pelo Brasil, agregadas pela Federação Nacional das AABB (FENABB). Dentre elas, a AABB São Luís situa-se como destaque no cenário regional, com intensa movimentação social. A AABB São Luis possui amplo estacionamento interno, chalés, parque aquático, academia de ginástica, quatro campos de futebol, salão de beleza, quadra de tênis e outros espaços.
Número
3.500 associados e dependentes compõem a AABB
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.