Pelos ares

Após complicações no parto, mulher dá à luz dentro de helicóptero no Maranhão

Criança estava presa há 2 horas no canal de parto, impossibilitando a sua retirada e, portanto, correndo risco de morte

Thamirys D'Eça / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Nesta quarta-feira (8), por volta do meio dia, uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi acionada para atender a uma ocorrência em Santo Amaro, interior do Maranhão. Tratava-se do caso de uma mulher - até agora identificada como Maria -, que estava em uma unidade de saúde do município, com complicações no parto e, por isso, teria de ser transferida para São Luís. No percurso, porém, dentro do helicóptero, a mãe acabou dando à luz.

Ainda em Santo Amaro, foi constatado que a criança estava presa há pelo menos 2 horas no canal de parto, impossibilitando a sua retirada e, portanto, correndo risco de morte. A equipe local, sem estrutura para efetuar o parto, resolveu tentar a transferência da paciente para São Luís. Uma equipe médica e uma do GTA se mobilizaram e foram resgatar a futura mãe.

Ao chegar ao local, a criança já não apresentava nenhum sinal de vida, mas, ainda assim, a mulher foi enviada para a capital maranhense. No percurso entre Santo Amaro e São Luís, a ela começou a ter fortes contrações e equipe médica, ainda voando, conseguiu remover a criança, mas esta não apresentou qualquer reação de vida. Poucos minutos depois, porém, o bebê começou a chorar, deixando a mãe aliviada. Ao chegar em São Luís, a equipe médica finalizou o parto.

Jacqueline Nascimento, uma das integrantes da equipe médica, afirmou que o dever foi cumprido. "Tive uma experiência mais que abençoada ao realizar um parto nas alturas, dentro de um esquilo, sobrevoando a Baía de São Marcos, onde a criança seria inviável", disse, emocionada. Segundo ela, a equipe ficou extremamente emocionada após o feito.

O ESTADO entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que confirmou o ocorrido.

Após complicações no parto, mulher dá à luz dentro de helicóptero no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.