ZÉ DOCA - O processo seletivo para agentes comunitários de Saúde em Zé Doca foi suspenso por decisão liminar da Justiça, após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA). A medida foi determinada na quarta-feira (25) e atinge o certame realizado em 2025 pela Prefeitura e organizado pela empresa Unitecma.
A suspensão ocorre diante de denúncias de manipulação de notas e “ressurreição” de candidatos que constavam como ausentes ou desclassificados na lista preliminar.
Liminar suspende processo seletivo para agentes comunitários de Saúde em Zé Doca
A decisão foi proferida pelo juiz Marcelo Moraes Souza, atendendo a Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor Frederico Bianchini Joviano dos Santos, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa.
Entre as determinações da liminar estão:
- Suspensão imediata do processo seletivo;
- Realização de auditoria no certame;
- Apresentação, em até 15 dias, de justificativa individual para cada alteração de nota;
- Correção de erros relacionados a CPFs e números de inscrição no mesmo prazo.
A multa por descumprimento foi fixada em R$ 10 mil por dia, limitada a 90 dias, a ser paga pelo Município e pela empresa organizadora.
Denúncias apontam manipulação de notas
De acordo com o MPMA, a ação foi motivada por denúncias de candidatos que relataram irregularidades graves no processo seletivo para agentes comunitários de Saúde em Zé Doca.
Entre os problemas apontados estão:
- Candidatos que apareciam como ausentes na lista preliminar e depois surgiram classificados nas primeiras posições;
- Alteração de fórmulas de cálculo e critérios de pontuação;
- Atribuição de pontos por experiência profissional a pessoas que nunca atuaram como ACS;
- Relatos de omissão de fiscais e uso de celulares durante a prova;
- Supostas falhas de sistema para modificar resultados sem auditoria transparente.
Em um dos casos citados, uma candidata registrada como ausente passou a figurar com nota atribuída e situação regular na lista definitiva.
Recomendação não foi acatada
A Ação Civil Pública foi protocolada após o Município não acatar recomendação expedida pelo MPMA em 11 de fevereiro.
Com a decisão judicial, o processo seletivo para agentes comunitários de Saúde em Zé Doca permanece suspenso até que as determinações sejam cumpridas e as irregularidades devidamente apuradas.
Saiba Mais
- MPMA requer municipalização do trânsito em Buriticupu por falta de estrutura
- MP-MA pede restabelecimento do serviço de transporte marítimo entre Alcântara e São Luís
- A crise institucional que abala o Ministério Público
- VÍDEO: MP investiga concurso de dança com conotação sexual e presença de crianças no Maranhão
- Justiça determina que Estado apresente plano para adequar instalações do IPCA, em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.