Em São Luís

Partes de corpos humanos são encontradas durante obra na UFMA

Restos humanos foram achados por trabalhadores durante serviço de rotina; área foi isolada e perícia acionada.

Imirante.com

Atualizada em 16/01/2026 às 17h15
O local, próximo ao Instituto Médico Legal (IML) e ao prédio de Anatomia, foi imediatamente isolado pelas autoridades. Foto: Adria Rodrigues/ Grupo Mirante

SÃO LUÍS - Na tarde desta sexta-feira (16), partes de corpos foram encontradas na UFMA, em São Luís, durante a execução de um serviço de rotina nos fundos da Biblioteca da Universidade Federal do Maranhão. O local, próximo ao Instituto Médico Legal (IML) e ao prédio de Anatomia, foi imediatamente isolado pelas autoridades.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Descoberta durante obras

De acordo com informações iniciais, um trabalhador que realizava o plantio de grama percebeu algo estranho no solo. Ao investigar, encontrou o que parecia ser uma mão humana.

O serviço foi interrompido e a polícia foi acionada imediatamente. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), da polícia e da perícia iniciaram escavações na área. Durante o trabalho, foram retirados três sacos com material humano.

Material encaminhado para análise

O material estava segmentado. Ainda não é possível confirmar quantas pessoas estavam enterradas no local nem há quanto tempo os restos estavam na área.

Todo o material encontrado foi encaminhado para análise pericial. O caso segue sob investigação, e as autoridades ainda tentam determinar as circunstâncias e a identidade das vítimas.

 Instituto Médico Legal (IML). Foto: Adria Rodrigues/ Grupo Mirante

Investigação em andamento

O caso segue sob investigação. As autoridades tentam determinar as circunstâncias e a identidade das vítimas.

Em nota oficial, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que os colaboradores de uma empresa prestadora de serviços encontraram partes anatômicas humanas durante as obras no Câmpus São Luís. A universidade seguiu os protocolos de segurança e preservação, isolando a área e suspendendo as obras. A Polícia Federal foi acionada e já está responsável pela perícia. A UFMA também disponibilizou imagens do sistema de monitoramento de segurança e ofereceu apoio às autoridades nas investigações.

Veja a nota na íntegra

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que, durante a execução de obras no Câmpus São Luís, colaboradores da empresa prestadora de serviços identificaram peças anatômicas humanas.

Imediatamente, a Universidade adotou todos os protocolos de segurança e preservação necessários, garantindo o cumprimento da lei e o respeito aos procedimentos investigativos.

As obras foram paralisadas e o perímetro isolado para garantir a integridade da área. A Polícia Federal foi prontamente acionada e já assumiu a custódia do local para realização das perícias técnicas cabíveis. A UFMA informa, ainda, que disponibilizou as imagens do sistema de monitoramento de segurança e colocou sua equipe de infraestrutura e vigilância à inteira disposição para auxiliar nas investigações.

A Universidade seguirá colaborando de forma irrestrita coma as autoridades, que já estão conduzindo as investigações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.