Prisões

Suspeitos de tentar furtar fertilizantes no Porto do Itaqui são presos no MA

Suspeitos usaram caminhões com placas clonadas no crime. Mandados de prisão foram cumpridos nos municípios de São Luís e Balsas.

Imirante, com informações da PC-MA

Prisões efetuadas por tentativa de furto no Porto do Itaqui. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Dois homens investigados por tentativa de furto de fertilizantes em uma empresa localizada no Porto do Itaqui, em São Luís, foram presos. Os dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos nos municípios de São Luís e Balsas.

O inquérito policial é coordenado pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), e apura os crimes de tentativa de furto qualificado mediante fraude e concurso de pessoas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.

Caminhões com placas clonadas foram usados no furto

O crime ocorreu no dia 20 de fevereiro deste ano e teve como vítima uma empresa sediada em São Luís. De acordo com as investigações, dois caminhões basculantes acessaram de forma irregular a área portuária utilizando placas clonadas e cartões de acesso pertencentes a terceiros, com o objetivo de subtrair fertilizante do tipo ureia.

Carga era avaliada em cerca de R$ 200 mil

Os veículos chegaram a ser carregados com aproximadamente 50 toneladas de fertilizantes, avaliadas em cerca de R$ 200 mil. No entanto, a ação criminosa foi frustrada após a identificação de inconsistências nos sistemas de controle e segurança do Porto do Itaqui.

Motoristas fugiram ao serem descobertos

Ao perceberem que haviam sido descobertos, os motoristas abandonaram os caminhões carregados e fugiram do local. As diligências realizadas posteriormente confirmaram a adulteração dos sinais identificadores dos veículos, além de evidências de uma atuação criminosa organizada e previamente articulada, voltada à prática de crimes patrimoniais de grande vulto.

A Polícia Civil do Maranhão segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos, reforçando seu compromisso com o combate qualificado aos crimes que atentam contra a ordem econômica, a segurança logística e o patrimônio público e privado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.