SÃO LUÍS - A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) reabriu as inscrições para o projeto Casamentos Comunitários 2025, em São Luís. Estão disponíveis 110 vagas para a cerimônia, que será realizada no dia 13 de dezembro, no Multicenter Sebrae.
Os casais que residem na capital podem se inscrever a partir das 8h desta quarta-feira (29), exclusivamente pelo Telejudiciário, pelos números 0800 707 1581 e (98) 2055-2000. As inscrições seguem até sexta-feira (31) ou até o preenchimento das vagas.
Casais podem se inscrever para Casamento Comunitário em São Luís
Após a inscrição, os casais devem aguardar o agendamento presencial e a indicação do cartório onde deverão entregar a documentação. O atendimento nos cartórios começa na segunda-feira (3), nos 1º, 2º, 4º e 5º ofícios de registro civil de São Luís.
Multicenter Sebrae sediará Casamentos Comunitários em dezembro
A expectativa é que a edição deste ano oficialize cerca de 370 uniões. Além da cerimônia, o evento contará com uma feira de cidadania, que oferecerá serviços sociais e de empreendedorismo voltados aos casais e convidados.
O Sebrae e outros parceiros vão disponibilizar consultorias, orientação sobre negócios, espaços de convivência, estandes de serviços, maquiagem, fotografia e venda de lembranças, flores e artesanato.
Documentos exigidos
- Os casais devem apresentar no cartório, na data agendada:
- Certidão de nascimento (se solteiros);
- Certidão de óbito do cônjuge (se viúvos);
- Certidão de casamento com averbação de separação ou divórcio (se divorciados);
- Autorização dos pais (para maiores de 16 e menores de 18 anos);
- CPF e RG (frente e verso);
- Comprovante de endereço;
- Declaração de duas testemunhas com cópias dos RGs;
- Declaração de Hipossuficiência (assinada no cartório).
Sobre o projeto
O Casamentos Comunitários é destinado a casais de baixa renda que desejam oficializar a união sem custos cartorários. As despesas são cobertas pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais (FERC).
A iniciativa é promovida pela COGEX, com apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), do Sebrae, da Equatorial Energia, da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-MA) e dos cartórios participantes. A Corregedoria também busca novos parceiros para ampliar o alcance social do projeto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.