Estudo

Pesquisadores descobrem novo crustáceo no litoral do Maranhão

A descoberta é inédita e marca o primeiro registro do gênero Naricolax no Oceano Atlântico.

Imirante.com

Nova espécie de crustáceo homenageia pesquisadora. (Foto: reprodução / TV Mirante)

MARANHÃO - Pesquisadores maranhenses identificaram uma nova espécie de crustáceo parasito no litoral do Maranhão. Batizado de Naricolax zafirae, o animal foi encontrado na cavidade nasal do peixe conhecido como barbudinho, comum na arrebentação das praias da região. A descoberta é inédita e marca o primeiro registro do gênero Naricolax no Oceano Atlântico.

O crustáceo é microscópico, sendo visível apenas com o auxílio de lupa binocular. O estudo que resultou na identificação foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Homenagem a pesquisadora maranhense

A espécie recebeu o nome em homenagem à pesquisadora maranhense Zafira de Almeida, que dedicou a carreira ao estudo dos recursos pesqueiros da Amazônia. Ela faleceu em 2021, aos 51 anos, vítima de câncer.

Zafira deixou um grande legado no ramo das ciências biológicas no Maranhão. (Foto: arquivo pessoal)

Importância científica

Segundo o pesquisador Jorge Luiz Nunes, os parasitas acompanham os processos evolutivos de seus hospedeiros, caracterizando eventos de “co-evolução”. Para ele, a descoberta reforça a relevância de estudos sobre a biodiversidade maranhense e amazônica.

A pesquisa também serviu de aprendizado prático para estudantes envolvidos. “A gente fez a abertura dos peixes, a necrópsia e ajudou bastante na parte da descrição”, contou o aluno Saturno Sousa.

O achado demonstra a complexidade dos ecossistemas costeiros amazônicos e o papel da ciência na valorização e preservação dos recursos naturais da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.