Problemas na universidade

Estudantes da UFMA sofrem com falta de professores e prédios precários

As principais queixas vêm dos cursos de Design e Psicologia, que enfrentam dificuldades para manter aulas práticas e teóricas. UFMA disse que passa por obras de modernização.

Imirante, com informações do g1 MA

Alunos denunciam que há cadeiras quebradas, mesas danificadas e equipamentos parados. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) denunciam a falta de professores e as condições precárias de infraestrutura em cursos de graduação. As principais queixas vêm dos cursos de Design e Psicologia, que enfrentam dificuldades para manter aulas práticas e teóricas.

Prédio de Design não oferece condições adequadas

No curso de Design, os alunos afirmam que precisam desenvolver projetos em espaços improvisados, já que o prédio não oferece condições adequadas. Atualmente, 350 estudantes estão matriculados no curso, considerado o terceiro mais antigo de Design no Brasil.

Segundo os relatos, as salas e oficinas apresentam cadeiras quebradas, mesas danificadas e equipamentos parados, o que compromete a qualidade do ensino e das atividades acadêmicas.

“A oficina de marcenaria se encontra totalmente sucateada, onde nós não temos a disponibilidade de equipamentos, de técnicos e de uma estrutura minimamente salubre para o desenvolvimento das nossas atividades de ensino”, disse o estudante de Design, Kírio Lopes.

20 computadores para turmas com mais de 40 alunos na UFMA

No laboratório de informática, apenas 20 computadores atendem turmas com mais de 40 alunos. “Muitos alunos não têm recursos de utilizar os softwares ou computadores fora desse ambiente. Então esse é o único espaço para realizar as atividades”, disse o universitário Nilton Santos.

No curso de Psicologia, a maior queixa é a falta de professores. Atualmente, são 26 docentes para cerca de 431 alunos, o que compromete a formação e o cumprimento da carga horária.

UFMA responde sobre reclamações de alunos de Design e Psicologia

Por meio de nota, a UFMA disse que as vagas de professores são definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que há um processo seletivo em andamento para preencher cargos. A instituição acrescentou que passa por obras de modernização. Leia a nota na íntegra:

“A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que os códigos de vagas para docentes são instituídos pelo Ministério da Educação (MEC) e são utilizados para atender as demandas dos 97 cursos de graduação da UFMA.

Vale ressaltar que a instituição está com seletivo para vagas de docentes em aberto. Reforça, ainda, que está passando por diversas obras de melhorias em consonância com o Programa de Modernização da UFMA”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.