Erosão

Crateras aumentam riscos no Alto da Esperança: "perdi todos os móveis da minha casa", diz moradora

Moradores reclamam reclama da erosão e do alagamento provocado durante o período chuvoso, que trouxe prejuízos este ano.

Imirante, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/09/2025 às 07h13
Rua em situação crítica no bairro Alto da Esperança. (Foto: Divulgação/MP-MA)

SÃO LUÍS - Crateras aumentam na Avenida Principal do Alto da Esperança e ameaçam cortar a via. Os moradores temem que ocorra um desabamento e relatam que os buracos estão crescendo rapidamente.

Diante do problema, a Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) solicitou providências ao Município de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

“Temos cobrado respostas para as demandas da população e aguardamos uma solução imediata”, afirmou o titular da Promotoria Itinerante, Vicente de Paulo Martins.

“No início do ano, perdi todos os móveis da minha casa”, diz moradora do Alto da Esperança

Ana Ruth, que mora ao lado das crateras, reclama da erosão e do alagamento que é provocado durante o período chuvoso e revela sua preocupação com a segurança dos moradores, particularmente das crianças. “Espero que venham fazer o serviço o quanto antes porque o risco para a nossa segurança e até mesmo para a saúde é muito grande”. A moradora afirma que o medo da comunidade é constante. “No início do ano, perdi todos os móveis da minha casa e tenho medo de acontecer de novo”, relatou à Promotoria de Justiça Itinerante.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que “já realizou o levantamento técnico e está elaborando projeto, que será executado no local”.

Moradores afirmam que o medo da comunidade é constante. (Foto: Divulgação/MP-MA)

Promotoria de Justiça Itinerante cobra providências para rua

Instalada desde o fim do mês de agosto na comunidade Alto da Esperança, localizada na região do Itaqui-Bacanga, a Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante do MP-MA vem recebendo demandas da comunidade.

Pelo período de três meses, desde 26 de agosto, a equipe do MP-MA vai receber as demandas dos moradores da região. Os bairros Ilha dos Pretos, Tamancão, Residenciais Taguatur e Ana Jansen, além de comunidades vizinhas, estão na área de abrangência.

O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, na praça em frente à Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Principal do Alto da Esperança.

Durante a audiência de instalação, o promotor Vicente Martins incentivou a população a apresentar suas reivindicações prioritárias. As principais demandas dos moradores do Alto da Esperança incluem a implantação de posto de saúde, escolas, creches, uma unidade da Delegacia da Mulher, além de pavimentação de ruas e melhorias no transporte público. Após o recebimento das solicitações, o MP-MA as encaminha aos órgãos públicos competentes para que as soluções sejam buscadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.