SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 10 a 16 de agosto.
Domingo (10)
Uma viagem para celebrar o Dia dos Pais terminou em tristeza para a família de Bruna Emanoely Silva Pereira, de 23 anos. A recém-formada em medicina veterinária estava a bordo de um avião de pequeno porte que caiu no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão, no sábado (9). A jovem, que era de Santa Inês, pegou carona na aeronave, pilotada por um amigo da família, para ir a São Luís encontrar o pai.
Segundo a tia de Bruna, a advogada Nelyany Araújo, a jovem era uma pessoa sonhadora e batalhadora. “Uma menina boa, responsável, família, carinhosa, afetuosa e querida por todos. Uma menina cheia de luz, sonhos, e ela tinha pressa de viver”, disse Nelyany ao g1 Maranhão. A tia ainda descreveu a perda como irreparável.
Segunda-feira (11)
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai apurar as causas da queda do avião monomotor Super Petrel LS que deixou duas pessoas mortas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro, no último sábado (9).
A aeronave havia partido de Santa Inês (MA) e tinha como destino final São Luís. Segundo o CENIPA, ainda não há indícios sobre o que pode ter provocado o acidente. Equipes foram enviadas ao local, nas proximidades da Lagoa das Pedras, para coletar e confirmar dados, preservar os elementos da cena, verificar os danos causados à aeronave e levantar outras informações necessárias à análise.
De acordo com o órgão, a conclusão do trabalho depende da complexidade do caso e da identificação de possíveis fatores contribuintes. O Relatório Final será publicado no site do CENIPA assim que a investigação for finalizada.
O corpo de um jovem que estava desaparecido foi encontrado próximo a ponte sobre o rio Tocantins, por embarcações civis que acionaram os bombeiros.
O jovem caiu de uma embarcação no rio Tocantins, entre a Praia do Cacau e a ponte, no último dia 7 e as buscas do 3º Batalhão de Bombeiros do Maranhão começou logo em seguida.
Uma mulher, de 40 anos, morreu vítima de um choque elétrico no município de Bela Vista do Maranhão. Ela havia usado a máquina de lavar e, depois de tomar um banho, desligou o aparelho que estava conectado a uma extensão elétrica.
Segundo testemunhas, ela sofreu o choque elétrico no momento em que pegou a extensão, ainda ligada à tomada, e passou a enrolar o fio. Ela criava um papagaio, que acabou cortando vários pontos da extensão, deixando-a desencapada, o que pode ter provocado o choque.
Dois maranhenses estão entre as vítimas de uma chacina registrada na divisa entre o Estado do Amapá e o Pará. Oito homens foram assassinados por engano em uma região de difícil acesso na região de Laranjal do Jari (AP).
De acordo com a investigação da Polícia Civil do Amapá, as vítimas foram confundidas com assaltantes que teriam praticado roubo em uma área de garimpo.
Um grupo de nove garimpeiros foi atacado enquanto negociava terras em área de garimpo ilegal na divisa com o Pará. Os corpos foram encontrados, dias depois, em pontos distintos da mata e do rio Jari. Duas caminhonetes usadas pelo grupo foram incendiadas.
Os maranhenses mortos na chacina são:
- Antônio Paulo da Silva Santos, conhecido como "Toninho" - 61 anos, natural de Cedro (MA)
- José Nilson de Moura, conhecido como "Zé doido" - 38 anos, natural de Lagoa da Pedra (MA)
Terça-feira (12)
Um vídeo gravado por testemunhas registrou o momento em que policiais militares agridem dois homens, supostamente embriagados, durante uma abordagem no município de Carutapera, no Maranhão.
Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), os policiais envolvidos foram afastados das funções e um inquérito será instaurado para apurar a conduta dos agentes.
A abordagem ocorreu após uma denúncia anônima de perturbação do sossego público. Nas imagens, é possível ver três policiais se aproximando de um veículo onde estavam os dois homens. Durante a ação, os agentes aparecem empurrando e desferindo tapas nos suspeitos enquanto realizam a verificação da documentação.
Quarta-feira (13)
Uma mãe de santo foi presa em Santa Inês, suspeita de praticar crimes sexuais, incluindo contra uma adolescente. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, a investigada utilizava a questão religiosa para manter relações sexuais com as vítimas.
De acordo com as denúncias, a mulher atraía jovens para seu imóvel com a promessa de realizar “trabalhos” espirituais voltados ao sucesso e ganhos pessoais. Durante os encontros, afirmava estar incorporada por uma entidade e dizia que seria necessário manter relações sexuais para a efetivação dos “trabalhos”.
Uma cena inusitada ganhou repercussão no município de São Pedro dos Crentes, no início do mês. A vereadora Eliane Cigana (União) anunciou o marido como o ganhador de um sorteio, realizado numa igreja da cidade, apesar de o bilhete pertencer a outra pessoa.
Num vídeo que circula na internet, Eliane é convidada para fazer o sorteio. Ela pega um bilhete de titularidade de Eliene Castro, mas anuncia o seu marido como o ganhador.
Ocorre que uma pessoa que estava ao lado dela e conseguiu gravar as inscrições que constavam no bilhete, o que acabou revelando o nome da verdadeira ganhadora.
Dos 710 internos que saíram temporariamente dos presídios de São Luís por conta do Dia dos Pais, 22 não voltaram no prazo estabelecido, de acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Esses detentos, a partir de agora, são considerados foragidos da Justiça, o que pode acarretar a perda de direitos relacionados à progressão de regime, além de outras penalidades.
Quinta-feira (14)
A deputada federal maranhense e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, anunciou na quinta-feira (14) que foi diagnosticada com câncer de mama. A descoberta ocorreu durante um check-up de rotina, e a parlamentar informou que passará por cirurgia nos próximos dias.
“A vida nos traz surpresas que precisamos enfrentar. Conto com a oração de todos vocês e tenho certeza que vamos vencer essa luta”, disse Roseana nas redes sociais.
Roseana já enfrentou diversos episódios relacionados à doença ao longo de sua trajetória. Em 1998, durante a campanha para reeleição ao governo do estado, foi diagnosticada com câncer e submetida a quatro cirurgias: remoção de um nódulo no pulmão, retirada de tumor na mama, histerectomia (remoção do útero) e retirada de nódulos intestinais. O procedimento, conduzido pelo médico Raul Cutait, durou cerca de oito horas.
Dois corpos em estado de decomposição avançado foram encontrados na quinta-feira (14), em uma área de vegetação na estrada que dá acesso à Praia da Vovó, no bairro Sebastião Régis, em Imperatriz, no Maranhão
Segundo informações policiais, as vítimas são do sexo masculino e ainda não foram identificadas. Os corpos estavam sem os braços, pernas e cabeça.
Cerca de cinco criminosos encapuzados atacaram um ônibus da linha Porto Grande, na zona rural de São Luís, na manhã desta quinta-feira (14). Eles atearam fogo no coletivo após exigir que todos - passageiros e motorista - saíssem do veículo, segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
O fogo foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A Polícia Militar foi ao local e realiza os levantamentos sobre os detalhes do caso.
Os autores deste crime estão sendo procurados pelas equipes da PMMA e Polícia Civil do Maranhão (PC-MA). A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou, em nota, que atua para identificar a motivação e prender os envolvidos.
Sexta-feira (15)
José Sarney utilizou o seu perfil no Instagram para manifestar apoio à sua filha, a deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, que anunciou um diagnóstico de câncer de mama. Em vídeo divulgado na noite desta sexta-feira (15), o ex-presidente falou sobre a luta de Roseana contra vários problemas de saúde durante toda a vida, destacou a coragem da filha para superar as adversidades, ressaltou o orgulho que sente dela como pai e pediu orações por sua recuperação.
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 2 de setembro o início do julgamento da ação penal que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, todos réus por tentativa de golpe de Estado.
O julgamento foi marcado para começar às 9h. Zanin reservou oito sessões para a análise do caso, seis delas extraordinárias, ou seja, realizadas em horários fora do previsto para a Primeira Turma.
Um jovem, identificado como Kauã Henrique, de 20 anos, foi preso suspeito de assaltar um médico dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon, no Maranhão.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito chegou à unidade de saúde fingindo estar passando mal e apresentou um documento de identidade, cuja autenticidade ainda será verificada.
Ao entrar no consultório, Kauã disse sentir fortes ânsias de vômito e, no momento em que o médico se aproximou para avaliá-lo, sacou um revólver e anunciou o assalto, exigindo a aliança de ouro da vítima.
Um homem foi preso suspeito de filmar, sem autorização, uma adolescente fazendo atividade física em uma academia de São Luís. Além de filmar, o homem também compartilhou o vídeo da vítima em um aplicativo de mensagens.
O suspeito foi preso dentro da academia em que o vídeo foi feito, que fica localizada no bairro São Francisco. Após ser localizado, o homem foi levado pela Polícia Militar para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), onde foi autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual.
Sábado (16)
Uma tentativa de assalto a uma farmácia quase terminou em tragédia em Codó. O crime, registrado por câmeras de segurança, aconteceu por volta das 9h, na Avenida Vitorino Freire.
Nas imagens, o suspeito, identificado apenas como Daniel, aparece entrando no estabelecimento e anunciando o assalto. O empresário e farmacêutico Ivonaldo Brito dos Santos reagiu à ação, tentando desarmar o criminoso. Durante a luta corporal, o revólver chegou a cair, mas o assaltante conseguiu recuperá-lo e efetuou dois disparos contra a vítima.
Apesar da gravidade da situação, Ivonaldo não foi atingido pelos tiros. Ele sofreu apenas ferimentos causados por estilhaços do balcão de vidro atingido durante os disparos.
O governador Carlos Brandão (PSB), revogou neste sábado (16) o Decreto nº 40.286, publicado ontem, que determinava a suspensão de todas as requisições, cessões e disposições de servidores estaduais.
O documento ganhou forte repercussão nos bastidores da política, tendo em vista o impacto que provocava, a suspensão das cessões.
O novo decreto com a revogação é o de número 40.287, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.
O decreto anterior, agora revogado, atingia pelo menos dois assessores do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF): os procuradores do Estado Túlio Simões e Lucas Pereira, atualmente cedidos à Corte. Nele, destacava-se que, a partir de 1º de outubro de 2025, todos os servidores estaduais nas condições de cedidos, deveriam reassumir suas funções nos órgãos de origem, incluindo aqueles lotados no Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado, prefeituras e até órgãos da União ou de outros estados.
Criminosos explodiram um carro-forte na BR-010 e fugiram na direção do município de Carolina, segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PRF-MA).
Segundo testemunhas, os criminosos estavam fortemente armados e dispararam diversas vezes antes de usarem explosivos para arrombar o veículo. Até o momento, não há informações sobre a valores roubados.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.