SÃO LUÍS

MP reforça ação contra reajuste salarial de vice-prefeita, secretários e de cargos equiparados

Advogado Juvêncio Lustosa de Farias Júnior obtém parecer favorável que pode anular lei de aumento de salários da vice-prefeita e secretários

Ipolítica

Parecer do MP fortalece ação de Juvêncio Lustosa para revisar aumento salarial na gestão municipal. (Reprodução)

SÃO LUÍS - O advogado Juvêncio Lustosa de Farias Júnior teve seu pedido reforçado pelo Ministério Público do Maranhão em parecer que defende a anulação da Lei Municipal nº 7.701/2024. A norma, sancionada nos últimos 15 dias do mandato anterior, reajustou vencimentos da vice-prefeita, de secretários e de cargos equiparados, incluindo 13º salário e férias, com custo anual estimado em R$ 3,2 milhões.

No documento, assinado pela promotora Adélia Maria Souza Rodrigues Morais, o MP sustenta que o aumento viola a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois a sanção tardia caracteriza ato nulo de pleno direito, ainda que seus efeitos financeiros sejam projetados para o exercício seguinte.

O parecer também aponta falta de estudo de impacto orçamentário e de compatibilidade com o orçamento municipal, exigências da LRF e da Constituição. A promotora afirma que a lei foi aprovada “no escuro”, sem análise das comissões da Câmara, em desconformidade com os princípios da publicidade, moralidade e transparência.

A defesa do município, do prefeito e da Câmara Municipal alegou ilegitimidade da ação e inadequação da via judicial, mas o MP reafirmou que a ação popular é o instrumento apropriado para anular atos com impacto direto nas contas públicas.

Com o parecer, a ação popular ganha reforço na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, aguardando agora a decisão do juiz Douglas de Melo Martins.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.