BRAASÍLIA - O Maranhão é um dos estados mais beneficiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no resultado do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), publicado no Diário Oficial da União. O programa selecionou municípios que receberão investimentos na construção de creches e aquisição de ônibus escolares.
No total, serão destinados R$ 2,3 bilhões às cidades contempladas pelo FNDE. Desse valor, R$ 500 milhões vão para a compra de mil ônibus escolares, sendo que o Maranhão está entre os líderes nacionais com 100 veículos. Bahia e Ceará também recebem a mesma quantidade, enquanto Minas Gerais se destaca na construção de creches.
Os municípios maranhenses contemplados aguardam agora a publicação de regras adicionais pelo FNDE, que detalharão os próximos passos para formalizar a entrega dos ônibus escolares. Já as prefeituras selecionadas para construção de creches terão 30 dias para registrar suas propostas na Plataforma TransfereGov, formalizando assim os investimentos.
CRITÉRIOS SOCIAIS
O resultado do FNDE considerou, especialmente, localidades com maiores índices de vulnerabilidade social. O objetivo é ampliar o acesso de crianças à educação infantil e garantir transporte escolar eficiente, reduzindo a evasão e melhorando a frequência escolar.
O anúncio oficial já havia sido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento realizado em Minas Novas (MG), no último dia 24. A solenidade contou com as presenças dos ministros da Educação e Casa Civil, além da direção do FNDE.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.