Contas públicas

TCE suspende licitação de R$ 6 milhões em Chapadinha

Pregão para capacitação de professores é alvo de denúncia por irregularidades e afronta à legislação

Ipolítica

O TCE-MA suspendeu uma licitação da Prefeitura de Chapadinha por suspeita de irregularidades. (Foto: Divulgação)

CHAPADINHA - O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) determinou a suspensão do Pregão Eletrônico SRP nº 001/2025 da Prefeitura de Chapadinha, destinado à contratação de capacitação continuada para profissionais da educação municipal. A medida foi motivada por indícios de irregularidades no processo licitatório.

FALHAS GRAVES NA CONDUÇÃO DO PREGÃO

A denúncia foi apresentada pela empresa Elo Soluções e Tecnologia em Licitações Ltda., que apontou falhas conduzidas por Luciano de Souza Gomes, agente de contratação e pregoeiro do município. Entre as irregularidades estão ausência de resposta à impugnação apresentada no prazo legal, desrespeito à publicidade do certame e adoção do critério de menor preço global, mesmo com previsão de divisão em 12 lotes, o que comprometeu a competitividade.

Também foram questionadas exigências ilegais na fase de habilitação, como apresentação de documentos não previstos em lei, critérios subjetivos e ausência de cronograma detalhado para formulação de propostas.

TCE DÁ PRAZO PARA DEFESA E ENVIO DO PROCESSO COMPLETO

A medida cautelar foi aprovada por unanimidade no plenário do TCE com base no parecer do Ministério Público de Contas (nº 2359/2025). O tribunal determinou, além da suspensão da licitação, a citação do agente responsável para apresentação de defesa em até 15 dias e o envio da íntegra do processo administrativo para análise de legalidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.