Waquim enfrenta dificuldades para assumir vaga na Assembleia Legislativa
Previsão de licença de Helena Duailibe pode levar Socorro Waquim para a Assembleia, mas há problemas partidários e também a questão do mandato de vice-prefeita de Timon.
SÃO LUÍS - A licença da deputada Helena Duailibe (PP) para retornar a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Comunidades pode enfrentar dificuldades internas do partido. Inicialmente, a previsão era de que o retorno da parlamentar abriria vaga para a vice-prefeita de Timon, Socorro Waquim (PP). No entanto, ela é a quarta suplente e o terceiro, o ex-deputado Leonardo Sá, já se movimenta para tentar assumir.
Este retorno de Duailibe para o primeiro escalão do governador Carlos Brandão (PSB) vai gerar imbróglio internos no PP. O ministro de Esporte, André Fufuca, já foi procurado por Sá que diz querer retornar à legenda. O ex-deputado se desfiliou sem a anuência do PP e sabe que, se não voltar, pode ter o mandato contestado na justiça devido a Lei de Fidelidade Partidária.
Mas essa contestação não impede Leonardo Sá de assumir o mandato na Assembleia se Helena se licenciar no segundo semestre.
A expectativa é de que o ministro Fufuca consiga contornar a situação e garanta a vaga para Socorro Waquim.
Waquim, por sinal, para assumir essa cadeira na Assembleia Legislativa terá que renunciar o mandato de vice-prefeita de Timon. A dúvida é: ela vai deixar o mandato que está no início correndo o risco de ficar deputada somente até abril do próximo ano?
Os aliados mais próximos dizem que sim porque ela buscar a eleição para deputada estadual com garantia de apoio do Palácio dos Leões.
O fato é que Socorro Waquim em dificuldades claras para conseguir assumir no Legislativo Estadual. São muitos condicionantes no processo todo.
Saiba Mais
- Rueda vem ao MA declarar apoio do União Brasil a Orleans Brandão
- Braide analisa cenários e deve definir posição para eleições somente no fim do ano
- Aluisio Mendes fica com a Secretaria Estadual de Esportes
- Nunca "é pelo povo do MA", é pelo espaço de poder nosso de cada dia
- Procuradoria da Assembleia se manifesta no STF sobre pedido de advogada mineira
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias