Chuvas

Áreas de risco em São Luís passam por vistoria para prevenir ocorrências no período chuvoso

O coordenador da Defesa Civil alerta para as chuvas intensas e a necessidade de que a população esteja atenta às orientações para evitar acidentes.

Imirante.com

As vistorias integram um protocolo de monitoramento das áreas mais suscetíveis ao acúmulo de água. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) divulgou, na tarde desta quarta-feira (8), que intensificou o trabalho de monitoramento e realizou vistorias em áreas mais vulneráveis de São Luís por conta do período chuvoso que tem atingido a capital maranhense.

Leia também:

VÍDEO: parte do forro do Centro de Saúde do Barreto cai durante chuva em São Luís

Maranhão deve enfrentar temporais nos próximos dias, aponta meteorologia

Parte de igreja desaba durante chuva com ventania em Bom Jardim

Equipes da Coordenadoria de Defesa Civil e Proteção à Pessoa (CEPEDCMA) também estiveram presentes em pontos estratégicos da cidade para avaliar danos, promover ações e orientar a população. 

Continua após a publicidade..

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Renascença, Lagoa da Jansen, Centro (Mercado Central e galerias do Portinho) foram alvo das equipes nesta primeira etapa da ação. As vistorias integram protocolo de monitoramento das áreas mais suscetíveis ao acúmulo de água, tendo como foco a prevenção de possíveis casos, recorrentes no período de chuvas.

Monitoramento das áreas de risco em São Luís será reforçado, à medida que o período de chuvas se intensifique. (Foto: divulgação)

O trabalho garante a segurança da população e minimiza os impactos dos alagamentos, um fenômeno recorrente nesta época do ano, observa o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Sandro Amorim.

Seguindo um plano de operação, os bombeiros acompanharam o mapeamento das regiões para uma rápida identificação dos riscos e a execução de ações imediatas. “Nosso compromisso é garantir a segurança da população. Estamos com equipes a postos, realizando vistorias e intervenções, sempre atentos às condições climáticas para evitar maiores transtornos. A prevenção é a nossa prioridade neste período chuvoso, e contamos com a colaboração da comunidade para evitar a ocupação irregular de áreas de risco”, afirmou o coronel Amorim.

Além do trabalho de vistorias, a Defesa Civil Estadual promove ações educativas com a população, fornecendo orientações sobre como agir em caso de emergências e alertando para as condições do tempo. O coordenador da Defesa Civil alerta para as chuvas intensas e a necessidade de que a população esteja atenta às orientações para evitar acidentes.

"Nossas equipes estão trabalhando ativamente e a a prevenção é nosso maior objetivo, a fim de garantir a segurança de todos e evitar tragédias”, alertou. O monitoramento das áreas de risco será reforçado, à medida que o período de chuvas se intensifique.

Chuvas em São Luís

A terça-feira foi de chuva em São Luís, principalmente durante a manhã. Diversos pontos de alagamento foram registrados na cidade. O Mercado Central, por exemplo, voltou a ficar alagado, e no trecho carros estavam estacionados.

Imagens registradas em diversos bairros mostram veículos em área empoçada, motociclistas em meio ao aguaceiro e as dificuldades no trânsito que exige mais cuidado por parte dos condutores.

A previsão do tempo para esta quarta-feira (8) em São Luís é de muita nebulosidade. A temperatura varia entre 25° e 30°, com 94% de chances de chuva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.