SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (20), São Luís homenageia Zumbi dos Palmares e o legado afro-brasileiro com o Festival Zumbi Vive, uma das atividades que marcam a primeira celebração do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional. O evento reúne movimentos sociais, apresentações culturais e artísticas, reforçando a importância de combater o racismo e valorizar a contribuição do povo negro para a construção da sociedade brasileira.
A programação em São Luís destaca rodas de capoeira e apresentações de artistas como Joãozinho Ribeiro, Rosa Reis e Mestre Roxa. Entre as manifestações culturais, o Tambor de Crioula Filhas de São Benedito e o bloco Afro Akomabu, o mais antigo do Maranhão, também ganham espaço. O Festival Zumbi Vive ocorre a partir das 16h, no Armazém do Campo - Rua de Santaninha, 418 - Praça Deodoro, no Centro de São Luís, com entrada gratuita.
Feriado nacional
Continua após a publicidade..
O feriado foi instituído em dezembro de 2023, com a sanção da Lei n° 14.759 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, a data era comemorada como feriado em apenas seis estados e pouco mais de 1.200 cidades. Agora, em nível nacional, o Ministério da Igualdade Racial ressalta o feriado como uma oportunidade para refletir sobre a identidade brasileira e o papel da diversidade na construção de uma nação mais justa e inclusiva.
A data remonta à história do Quilombo dos Palmares, maior refúgio de negros escravizados na América Latina, que abrigou cerca de 20 mil pessoas na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi, líder da resistência, foi assassinado, tornando-se símbolo da luta pela liberdade.
Além de São Luís, diversas cidades pelo Brasil promovem eventos culturais e educativos. Na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), acontece uma ampla programação, incluindo maracatus, afoxés e samba de roda, além de uma visitação virtual ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Em Recife, atividades como a Marcha da Capoeira e o Festival de Cultura Negra reforçam a relevância histórica da data.
Saiba Mais
- Conheça o Projeto Ádapo que une e valoriza a cultura negra no Novo Angelim, em São Luís
- Leituras para o Mês da Consciência Negra
- Projetos Cria Ancestral e Awá resgatam e celebram a cultura afro em São Luís
- Roda de conversa celebra o protagonismo das mestras na cultura popular
- Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20), é feriado?
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira