TIMON - O candidato Rafael Leitoa, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleito no primeiro turno das eleições municipais de 2024 para comandar a cidade de Timon, no Maranhão, pelos próximos quatro anos.
O Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA) confirmou o resultado com 100% das urnas apuradas.
Rafael foi eleito com 44,34% dos votos válidos, contra 39,37% da candidata à reeleição Dinair Veloso, do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Timon teve quatro candidatos a prefeito e 328 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja os números:
- Rafael Leitoa (PSB) - 44.307 votos
- Dinair Veloso (PDT) - 39.346 votos
- Henrique Júnior (PL) - 15.882 votos
- Dra. Dilcimar (Novo) - 395 votos
Perfil dos Candidatos
Dinair Veloso (PDT)
Continua após a publicidade..
Dinair Veloso é formada em pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Antes de ser prefeita, ela foi servidora pública na área da educação em Teresina (PI) e em Timon (MA).
Em 2012, foi eleita vereadora de Timon e em 2013, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Educação de Timon, onde permaneceu por quase 8 anos.
Rafael Leitoa (PSB)
Nascido em Teresina (PI), Rafael de Brito Sousa é engenheiro e político. Esta foi a primeira vez que ele concorreu a um cargo no executivo municipal.
Rafael foi eleito, em 2014, suplente de deputado estadual e assumiu o mandato em 2018. Ele está no terceiro mandato como deputado estadual do Maranhão.
Anteriormente, foi secretário-adjunto de Obras de Timon e fiscalizou instalação de cisternas do projeto Água para Todos, em diversas cidades do Maranhão, na CODEVASF. Ele também foi servidor público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Saiba Mais
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
- Suplente com pouco mais de 6 mil votos deve assumir mandato na Câmara Federal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias