BACABAL - A última pesquisa Econométrica antes da votação deste domingo, 6, da corrida eleitoral pela Prefeitura de Bacabal mostra que o candidato do MDB, Roberto Costa, se mantém à frente. O levantamento foi encomendado pela rádio Mirante e pelo Imirante. Foram ouvidos 415 eleitores nos dias 23 e 24 de setembro.
O registro da pesquisa é o MA - 08306/2024. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.
A pesquisa espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos - Roberto Costa aparece com 51,3%. Depois vem Marcos Miranda (União) com 33,3% e Plínio Oliveira (NOVO) com 3,4%.
No cenário estimulado - quando ao eleitor é apresentado os nomes dos candidatos - Roberto Costa tem 53,5%, Marcos Miranda aparece com 33,7% e Plínio Oliveira com 4,1%. Jansen Penha (Mobiliza) teve menos de um ponto na pesquisa assim como no levantamento anterior.
Um cenário com o confronto direto entre Roberto Costa e Marcos Miranda os números ficaram assim: Roberto Costa tem 54,7% e Miranda, 34,7%.
Continua após a publicidade..
A Econométrica traz ainda o cenário de expectativa de vitória (aquele que o eleitor diz quem ele acredita que vai ganhar independente de quem o eleitor vai votar). Pelos dados da pesquisa, 55,7% disseram que acreditam na vitória de Roberto Costa, 29,6% apostam em Marcos Miranda.
Quando o cenário é de rejeição, os números são esses: Marcos Miranda tem 32,8% de rejeição. Depois vem Roberto Costa com 23,1%, Plínio Oliveira com 15,7% e Jansen Penha com 9,9%.
Avaliação
A avaliação da atual gestão municipal em Bacabal também foi feita pela Econométrica. Pelos números, 52,8% dos entrevistados disseram aprovar a administração de Edvan Brandão. Outros 47% afirmaram não aprovar.
Saiba Mais
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
- Suplente com pouco mais de 6 mil votos deve assumir mandato na Câmara Federal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias