Eleições 2024

Nova pesquisa mostra cenários da disputa eleitoral em Barreirinhas

Pelos dados do Instituto Prever, Vinicius Vale lidera a corrida eleitoral no município nos cenários espontâneo e estimulado.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 11/07/2024 às 06h40

SÃO LUÍS - A disputa eleitoral em Barreirinhas tem nova pesquisa eleitoral do Instituto Prever encomendada pelo portal Imirante e pela Rádio Mirante. Pelos dados, se as eleições fossem hoje, Vinicius  Vale (MDB) seria eleito com mais de 40% das intenções de votos. O registro na Justiça Eleitoral é MA 03638/2024.

A pesquisa ouviu 450 eleitores nos dias 2 a 4 de julho, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança é de 95%.

O primeiro cenário é o espontâneo (quando ao eleitor não é dado nome de candidatos). Neste cenário a disputa eleitoral em Barreirinhas ficou assim: Vinicius Vale aparece com 25,6% das intenções de votos e Léo Costa (Podemos) com 12,4%. eles são seguidos por Amílcar Rocha (PCdoB), atual prefeito de Barreirinhas, com 11,8%. 

Instituto Prever mostra vantagem de Vinicius Vale no cenário espontâneo

Foram citados ainda Iracema Vale (PSB) e Joab Marreiros empatados com com 0,7%, branco e nulo somam 5,6%, os que não sabem ou não responderam totalizam 43,1% e outros 0,2%.

O cenário estimulado (quando ao eleitor é apresentado os nomes dos candidatos), Vinicius Vale tem 42% seguido por Léo Costa com 24,9% e Amílcar Rocha com 14,9%. Totonho Corrêa aparece com  2,0%. Já 8,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam, branco e nulo são 7,8%.

Na pesquisa do Instituto Prever, Vinicius Vale aparece liderando no cenário estimulado

O Instituto Prever também apresenta o cenário da perspectiva de vitória dos nomes postos na disputa pela Prefeitura de Barreirinhas. Neste questionamento, 54,9% dos entrevistados disseram acreditar na vitória de Vinicius Vale.

Outros 26,4% acreditam na vitória de Léo Costa e 10% na reeleição do atual prefeito Amílcar Rocha.

Pesquisa mostra também a perspectiva de vitória em Barreirinhas

Sobre a rejeição, a pesquisa mostra que Amilcar Rocha aparece com 37,1%, Vinicius Vale com 18,2%, Totonho Corrêa com 14,4% e Léo Costa com 11,8%.

Maior rejeição, segundo o levantamento, é do atual prefeito Amílcar Rocha

Avaliação

Na pesquisa foi questionado sobre a gestão municipal. Neste cenário, 66,7% dos entrevistados desaprovam a gestão de Amílcar Rocha e 28,7% aprovam;. Já 4,7% não souberam ou não responderam.

A avliação da gestão municipal também foi feita pelo Instituto Prever

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.