Comércio está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi na Grande São Luís
As empresas que decidirem abrir nesse dia devem remunerar as horas trabalhadas com um adicional de 100% sobre o valor normal da hora.
SÃO LUÍS - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que, considerando o reconhecimento da constitucionalidade do feriado de Corpus Christi pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) funcionará nesta quinta-feira (30), respeitando as regras previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho.
Para o trabalho em feriados, as Convenções Coletivas acordadas entre a Fecomércio e os sindicatos laborais desses municípios fixam os horários de funcionamento para lojas de rua e centros comerciais das 8h às 18h, enquanto as lojas em shopping centers das 10h às 22h.
Continua após a publicidade..
Além disso, as empresas que decidirem abrir nesse dia devem remunerar as horas trabalhadas com um adicional de 100% sobre o valor normal da hora, considerando o caráter extraordinário do trabalho neste dia. Ainda devem garantir uma gratificação de R$ 45,00 aos funcionários chamados para trabalhar na data.
Essas diretrizes não se aplicam a farmácias e supermercados, cujas atividades são consideradas essenciais e, portanto, podem operar em horário livre durante o feriado.
Saiba Mais
- Milhares de fiéis participam da celebração de Corpus Christi em Imperatriz nesta quinta
- Trânsito de São Luís será alterado durante as celebrações de Corpus Christi
- Dia de Corpus Christi: veja o que fecha e o que abre na Grande São Luís
- Arquidiocese de São Luís realiza Solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (30), no Estádio Nhozinho Santos
- TJMA reconhece que Corpus Christi é feriado no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias