Destaques da semana

Fim da greve no transporte semiurbano, morte em assalto a ônibus e adeus a Terezinha Rêgo... veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 28 de abril e 4 de maio de 2024.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 28 de abril a 4 de maio de 2024.

Domingo (28)

A cidade de Imperatriz, na Região Tocantina do Maranhão, atingiu a marca de 200 mil eleitores. Os dados, contudo, ainda não estão consolidados porque também há casos de pessoas alterando o domicílio eleitoral da cidade para outros municípios.

Por conta disso, tanto o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo Filho, quanto o juiz Delvan Tavares, que coordena a campanha de alistamento eleitoral na cidade, adotam cautela.

“A princípio, sim [Imperatriz já alcançou os 200 mil eleitores]. Mas não estamos divulgando porque também está ocorrendo muita saída de eleitores”, declarou Gonçalo, neste fim de semana. Já Tavares diz que “é preciso esperar a consolidação dos números para anunciar”.

Imperatriz atinge a marca de 200 mil eleitores. (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Imperatriz)

Segunda-feira (29)

Os rodoviários das empresas do sistema de transporte público semiurbano retomaram as atividades na manhã de segunda, na Grande São Luís, após quatro dias de paralisação em razão do atraso no pagamento dos salários.

Logo cedo, a maioria das empresas efetuou o pagamento dos salários atrasados, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), Marcelo Brito.

Apenas uma delas ainda não havia pago seus funcionários, até que por volta das 8h30 foi regularizada a situação também nesta empresa.

Ônibus do sistema voltaram a circular nesta segunda-feira. (Foto: Murilo Lucena / TV Mirante)

Terça-feira (30)

Cerca de um ano após o incêndio que resultou em duas mortes no cinema da rede Cinesystem, situado no Rio Anil Shopping em São Luís, as empresas responsáveis pela gestão do shopping (BR Malls e Rio Anil Shopping) se comprometeram em indenizar em R$ 5 milhões as vítimas que ficaram feridas e o município de São Luís.

Além das duas mortes, o incêndio no cinema, registrado no dia 7 de março de 2023, deixou, ao menos, 21 pessoas feridas por causa das chamas. O fogo também causou danos estruturais no shopping que ficou interditado por vários dias.

Incêndio no Rio Anil Shopping matou duas pessoas e deixou 21 feridas. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Quarta-feira (1º)

Um homem foi preso durante a operação da Polícia Civil que investiga um esquema de vendas indevidas de vagas a falsos taxistas no município de Bacabal. Ele é suspeito de participação no esquema de associação criminosa, falsidade ideológica, falsa certidão, corrupção ativa, corrupção passiva e sonegação de tributos. 

De acordo com a 16ª Delegacia Regional, durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, foi apreendido um veículo com placa de aluguel.

Foi apreendido um veículo, pertencente ao investigado. (Foto: Divulgação)

Quinta-feira (2)

Morreu, na madrugada de quinta-feira, o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite de quarta-feira (1º), na Avenida dos Portugueses, em São Luís. A vítima foi identificada como Rodrigo Louzeiro, de 21 anos.

De acordo com testemunhas, a ação criminosa aconteceu enquanto o ônibus, que fazia linha para o bairro Luiz Bacelar, passava pela barragem do Bacanga. Três criminosos entraram no veículo, renderam os passageiros e roubaram os pertences das vítimas.

Ainda segundo testemunhas, na fuga, os criminosos realizaram dois disparos para o alto e um em direção ao veículo, que acabou atingindo o passageiro que estava sentado.

Rodrigo Louzeiro tinha 21 anos e foi baleado durante assalto a ônibus em São Luís. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Sexta-feira (3)

Morreu, na madrugada desta sexta-feira (3), aos 91 anos de idade, a doutora em Botânica e farmacêutica Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, mais conhecida como Terezinha Rêgo. Ela estava internada em estado grave em um hospital particular de São Luís há uma semana após cair e bater a cabeça.

De acordo com a família de Terezinha, após exames médicos, ela foi diagnosticada com pneumonia. A causa da morte foi uma insuficiência respiratória.

Terezinha Rêgo dedicou sua vida ao estudo das propriedades curativas das plantas, sendo reconhecida por sua descoberta no tratamento de sinusite e outras condições respiratórias. Sua pesquisa revelou o potencial terapêutico do princípio ativo extraído da planta comumente denominada "cabacinha" ou "buchinha do norte".

Terezinha Rêgo era referência no uso de fitoterápicos para problemas respiratórios. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Sábado (4)

Um homem, identificado como Warlison Lima da Silva, de 23 anos, foi preso nesse sábado, suspeito de matar a namorada que estava grávida de três meses. A vítima, identificada como Nicole Souza, de 20 anos, foi morta no dia 19 de abril, no município de Santa Luzia. Ela foi encontrada com sinais de estrangulamento.

Warlison havia sido preso na época, mas foi solto na audiência de custódia por falta de provas e de um plantonista no Instituto Médico Legal que comprovasse o homicídio. 

Warlison Lima da Silva, de 23 anos, foi preso nesse sábado. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.