CADA UM NO SEU LUGAR

Vereador quer proibir a presença de mulheres trans em banheiros femininos

Segundo o vereador, a nova lei busca impedir a importunação sexual e garantir mais segurança não só das mulheres, mas das crianças e adolescentes.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 09/04/2024 às 16h00
Vereador Marquinhos (Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi apresentado nessa segunda-feira (8), o Projeto de Lei do vereador Marquinhos (União Brasil) que proíbe a presença de mulheres trans em banheiros, vestiários, órgãos públicos e instituições privadas, no âmbito do município de São Luís. 

Segundo o vereador, a nova lei busca impedir a importunação sexual e garantir mais segurança não só das mulheres, mas das crianças e adolescentes. 

De acordo com o Projeto de Lei, são consideradas como mulheres trans a pessoa que nasceu com o sexo biológico masculino, mas se autoidentifica como uma mulher.

“O uso compartilhado de banheiros e vestiários com pessoas do sexo oposto pode gerar situação moralmente desconfortável, embaraçosa, situações vexatórias, vergonha e danos psicológicos, bem como alastrar a probabilidade de violência sexual, abuso sexual, estupro, importunação sexual contra mulheres, crianças e adolescentes”, justifica o autor.

O vereador Marquinhos anunciou em março de 2023 que criaria um projeto como esse para proíbir pessoas trans de utilizar banheiros femininos em estabelecimentos públicos e privados da capital. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.