FIM DA MAMATA

Javier Milei anuncia a extinção de 15 mil cargos públicos

Medida faz parte de um esforço para diminuir despesas governamentais.

Ipolítica

Presidente da Argentina, Javier Milei segue cortando gastos. (Reprodução)

BUENOS AIRES - O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou que haverá uma redução de 15 mil cargos no setor público federal em março. A declaração foi complementada por Manuel Adorni, porta-voz do presidente, que indicou a não renovação de contratos temporários que expiram no final do mês.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta (27), Adorni esclareceu que a cifra anunciada é apenas uma parte do total de empregos temporários que estão sendo revisados como parte de uma estratégia para cortar gastos públicos. Esta estratégia, apelidada de "plano motosserra", visa à redução do déficit governamental e ao controle da inflação, podendo o número total de cortes exceder 70 mil.

Em dezembro, já havia sido comunicada a eliminação de 5 mil postos temporários, com a promessa de que outros contratos seriam avaliados nos três meses seguintes. A decisão atual incorpora mais 15 mil cortes, enquanto os contratos restantes serão temporariamente estendidos por seis meses para avaliação contínua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.