Boeings KC-135 se juntam a caças F-16 da Argentina para fazer a travessia do Atlântico rumo ao Brasil
O translado dos caças F-16 marca um passo importante para a Fuerza Aérea Argentina, que passa a contar com aeronaves de maior capacidade operacional.
ILHAS CANÁRIAS — Um trio de aviões KC-135 apoiam translado de F-16 da Argentina após pousar nessa terça-feira (2) na Ilha de Gran Canária, na Espanha. As aeronaves da Força Aérea Americana foram contratadas pelo governo argentino para permitir que os caças F-16 voem sem escalas até a Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. O translado está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (3).
Detalhes da operação
Os três KC-135 Stratotanker decolaram da Base Aérea de Andrews, em Washington D.C., e seguiram até as Ilhas Canárias, onde seis caças F-16AM/BM da Fuerza Aérea Argentina (FAA) aguardam o apoio de abastecimento aéreo.
Além dos caças e dos KC-135, o comboio aéreo é composto por:
- Um Lockheed KC-130H Hércules da Força Aérea Argentina, matrícula TC-69.
- Um Boeing 737-700, matrícula T-99.
Rota prevista
A aeronave Hércules tem partida programada para as 6h da manhã, no horário local das Canárias. O voo fará escala de reabastecimento na Ilha do Sal, em Cabo Verde, antes de seguir para Natal.
O Boeing 737-700 acompanhará os caças F-16 e os KC-135 no trajeto até o Brasil.
Importância estratégica
O translado dos caças F-16 marca um passo importante para a Fuerza Aérea Argentina, que passa a contar com aeronaves de maior capacidade operacional. O apoio logístico dos KC-135 é essencial para garantir o abastecimento aéreo e a segurança da missão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.