25 DE OUTUBRO

Eliziane quer criar Dia Nacional de Defesa da Democracia

Projeto de lei propõe a criação do Dia Nacional de Defesa da Democracia em 25 de outubro, em memória do jornalista Vladimir Herzog

Ipolítica

Proposta da senadora maranhense deve ser apreciada pelo Congresso Nacional. (Reprodução)

BRASÍLIA - A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) tem agendada para quarta-feira (20), às 14h, a análise do projeto de lei (PL) 6.103/2023. Proposto pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o PL visa instituir o Dia Nacional de Defesa da Democracia, a ser celebrado anualmente em 25 de outubro. O relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), apresentou voto favorável à iniciativa.

A proposta, se aprovada pela CDD em caráter terminativo, será encaminhada diretamente para apreciação da Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para análise em Plenário. O projeto homenageia a memória do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975, propondo uma data que destaque a importância da defesa da democracia no Brasil.

Além do PL sobre a defesa da democracia, a agenda da CDD inclui o PL 745/2022, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), recomendando o uso de tecnologia de reconhecimento facial para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas. Relatado pelo senador Magno Malta (PL-ES) com parecer favorável, o projeto será analisado também pelas comissões de Segurança Pública (CSP) e de Comunicação e Direito Digital (CCDD), sendo esta última responsável pela decisão terminativa.

Outro tema na pauta é o PL 4.088/2023, que sugere a inclusão de educação política e direitos da cidadania como componente curricular obrigatório na educação básica. A proposta, oriunda da Câmara dos Deputados pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP), foi relatada favoravelmente pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). Prevê-se ainda análise pela Comissão de Educação e Cultura (CE), modificando o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para reforçar a formação cidadã dos estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.