COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Após crise sobre escolha para TCE, Brandão age para acalmar os ânimos dos aliados

Governador decidiu chamar seus aliados e conversar para deixar o clima mais ameno após quase "declaração de guerra" na base governista.

Ipolítica

Governador Carlos Brandão decidiu acalmar os ânimos entre seus aliados (Divulgação)

SÃO LUÍS - Ao contrário do clima inicial depois dos movimentos contra a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o fim de semana foi de tranquilidade no grupo governista. Os ânimos estão sendo acalmados e diálogos estão acontecendo “finalmente”.

O clima estava de guerra nos bastidores do Palácio dos Leões e na Assembleia Legislativa. Uma série de canetadas começaram a ser dadas exonerando aliados dos deputados que levaram à suspensão do processo de escolha do novo conselheiro do TCE.

Othelino Neto (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio Mendonça (PCdoB) perderam espaço após a ação orquestrada para barra a escolha do advogado Flávio Costa. A situação ficou mais tensa ainda com a liminar que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, concedeu suspendendo o processo.

Diante das “batalhas” que estavam sendo travadas, o governador Carlos Brandão (PSB) decidiu acalmar os ânimos. Primeiro ele decidiu reestabelecer o diálogo com sua base. Está chamando os aliados para conversar e pedindo calma a todos.

“Santa liminar”, dizem os palacianos, fazendo referência a decisão de Dino e mostrando que se não se reestabelecer o diálogo, o grupo será implodido.

Claro que o clima ainda não é o mais indicado porque ainda há governistas que acreditam que o ministro Flávio Dino quis impor medo ao Leões orquestrando os movimentos contra o processo para escolha do conselheiro do TCE. 

“Mas clima clima melhorou sim. Melhorou bastante”. Assim dizem palacianos ouvidos pela coluna. Agora é aguardar para saber se todas as arestas serão aparadas. Só quem não deverá ter trégua é Othelino Neto. 

“Interlocutores da paz”

Pelos recados dados nas redes sociais, já se pode imaginar quem foram os atores que agiram na tentativa de reestabelecer o diálogo na base governista.

O ex-secretário de comunicação do Maranhão, Ricardo Capelli, e o deputado federal Márcio Jerry encabeçaram a interlocução com o Palácio dos Leões para ajudar a amenizar o clima ruim na base governista.

Os dois escreveram em suas redes sociais falando de sabedoria, coragem, convicções, diálogo e respeito. Recados dados após, claro, conversas com o governador Carlos Brandão.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.