TSE

TSE registra primeira pesquisa eleitoral no Maranhão em 2024

Instituto Prever registrou primeira pesquisa eleitoral em 2024 em Alto Alegre do Pindaré, seguindo legislação.

Ipolítica

Registro de pesquisas públicas devem ser, obrigatoriamente, registradas no TSE. (Arquivo)

MARANHÃO - O município de Alto Alegre do Pindaré, Maranhão, tornou-se cenário da primeira pesquisa eleitoral registrada no Maranhão para o ano de 2024. De acordo com a legislação vigente, desde 1º de janeiro, a publicação de pesquisas eleitorais exige um registro formal, uma norma que foi cumprida pelo Instituto Prever. Nas eleições municipais de 2020, foram registradas 75 pesquisas no Maranhão, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O levantamento foi registrado no TSE sob o número MA-02811/2024, conforme consta no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) do TSE. A pesquisa, que ocorreu entre 7 e 9 de janeiro, foi realizada na cidade gerida pelo prefeito Fufuca Dantas, pai do ministro do Esporte, André Fufuca. 

LEI ELEITORAL

Em 2024, cerca de 150 milhões de eleitores estão aptos a participar das Eleições Municipais para escolher prefeitos, vice, bem como vereadores. Segundo a legislação, todas as pesquisas de opinião pública sobre eleições ou candidatos para conhecimento público devem ser registradas no PesqEle com pelo menos cinco dias de antecedência à divulgação. 

O registro online deve incluir detalhes como metodologia, período de realização e margem de erro. As pesquisas também devem listar todos os candidatos registrados. A Justiça Eleitoral pode auditar as pesquisas, e a divulgação fraudulenta é criminalizada com multas e detenção.

Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, serão obrigatoriamente informados: o período de realização da coleta de dados: a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou e o número de registro da pesquisa.

Continua após a publicidade..

Mediante requerimento à Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral, os candidatos, os partidos políticos e as coligações podem ter acesso ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização de coleta de dados das entidades e das empresas que divulgarem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições.

A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. 

ALTO ALEGRE

Na pesquisa do Instituto Prever, um total de 312 eleitores foi ouvido. O foco do levantamento é captar a opinião dos eleitores sobre os pré-candidatos à eleição municipal.

Entre os nomes mencionados estão Cássio da Fazenda Barro Branco, Didi do PP, Genival do PT, Meinha e Zózimo. Esta pesquisa marca um importante passo no processo eleitoral de Alto Alegre do Pindaré, oferecendo uma visão inicial das preferências eleitorais na cidade.

Conheça aqui os candidatos a prefeito e a vereador de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.