Estados de olho

Câmara pode votar proposta para compensação de perdas de ICMS

Um dos itens na pauta altera a Lei Kandir para vedar a incidência do ICMS nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo contribuinte.

Agência Câmara

Deputados federais poderão votar compensação para perdas de ICMS (Zeca Ribeiro / Agência Cãmara)

BRASÍLIA - O Plenário da Câmara dos Deputados tem reunião marcada para esta tarde com três propostas na pauta, que tramitam em regime de urgência. Um dos itens altera a Lei Kandir para vedar a incidência do ICMS nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo contribuinte. 

A proposta (PLP 116/23), tramita apensada ao PLP 153/15. O relator é o deputado Da Vitoria (PP-ES).

Leia também: Defesa de Zanony nega acusações de extorsão contra Paulo Victor

Está na pauta também o PL 6256/19, da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do ex-deputado Pedro Augusto Bezerra que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. 

O relator é o deputado Pedro Campos (PSB-PE).

Também pode ser votado o PL 1741/22, da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) que prorroga prazos para defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado em virtude de parto, ou nascimento de filiação, ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção, ou licença adoção. A relatora é a deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

A perda de ICMS tem sido debatida por governadores de todos os estados da federação, desde 2022, quando houve mudanças na lei que regulamenta o recolhimento. 

A expectativa dos estados, agora, é de que medidas sejam efetivadas em Brasília para que haja maior arrecadação nos próximos meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.