Aumento

Assembleia deve votar nesta quinta-feira reajuste do ICMS no MA

Matéria que reajusta o ICMS no Maranhão foi encaminhada para a Assembleia Legislativa pelo governador Carlos Brandão.

Ipolítica

Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (Reprodução)

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa deve votar na manhã desta quinta-feira (21) o reajuste do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) no Maranhão. 

O projeto de lei foi encaminhado à Casa pelo governador Carlos Brandão (PSB), que está em viagem ao exterior. 

A matéria aumenta o imposto em 1 ponto percentual, ou seja, vai de 22% a 23% a alíquota modal do ICMS no Maranhão. 

Leia também: Haddad e Lula se reúnem nesta quinta para discutir corte de gastos

Tensão

Antes da Ordem do Dia, deputados de oposição Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Othelino Neto (Solidariedade), criticaram a Mesa Diretora por visitantes não conseguirem ocupar a galeria da Casa. 

Eles disseram que na atual legislatura, visitantes têm sofrido dificuldade para visitar inclusive os gabinetes parlamentares.

Continua após a publicidade..

Carlos Lula disse que há alguns dias, uma equipe de reportagem teve de esperar por quase uma hora para ter acesso ao seu gabinete e realizar uma entrevista.

Rebateu

O governista Roberto Costa (MDB) rechaçou as críticas e falou que os procedimentos de segurança sempre existiram na Casa. 

Ele lembrou que ao se deslocar até o Tribunal de Justiça, por exemplo, mesmo com a carteira de deputado, é submetido a todos os procedimentos de segurança que dizem respeito ao tribunal. 

Costa afirmou que a insatisfação dos deputados é tão somente por causa do projeto de lei que aumenta o ICMS no estado.

Ele lembrou que na gestão do ex-governador Flávio Dino também houve aumento de ICMS, e não houve manifestação contrária dos parlamentares que naquela ocasião faziam parte da base governista.

O projeto de lei será votado até o fim desta manhã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.