SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 10 a 16 de setembro.
Domingo (10)
No último domingo, a polícia dos Estados Unidos divulgou que o brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, de 34 anos, que foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos pela morte da maranhense Débora Evangelista Brandão e fugiu após escalar as paredes do presídio, foi flagrado por uma câmera de segurança da cidade de Phoenixville na noite de sábado (9), sem barba e sem bigode, diferente de como tinha sido visto pela última vez, no dia 4 de setembro.
Ainda no domingo, um motorista bateu o veículo contra uma parada de ônibus, na Avenida dos Holandeses, na região do Olho d'Água, em São Luís. De acordo com testemunhas, o veículo circulava em alta velocidade na avenida quando bateu em um ferro e depois foi até a parada de ônibus, onde estavam três mulheres.
Após a colisão, a parada de ônibus caiu, mas as mulheres conseguiram fugir. O motorista sofreu poucos ferimentos, porém, o veículo ficou com a frente destruída.
Segunda-feira (11)
A Câmara Municipal de Vitorino Freire empossou, na segunda-feira, José Gonzaga de Souza, o Zezinho do Sindicato (PDT), vice-prefeito da cidade, para comandar o Município durante o afastamento da prefeita Luanna Bringel (União).
A gestora havia sido afastada na semana passada, no bojo da Operação Benesse, deflagrada pela Polícia Federal para apurar supostos desvios de recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) destinados à gestão municipal. A decisão pelo afastamento foi do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Terça-feira (12)
A Polícia Civil do Maranhão informou, na terça-feira, que já identificou o membro de uma igreja evangélica que gritou palavras ofensivas contra os integrantes do Terreiro de Mina do pai de santo Nery da Oxum, casa de matriz africana em São Luís, em caso ocorrido na manhã do último domingo, no bairro Itapera de Maracanã. De acordo com informações policiais, o evangélico que aparece no vídeo será ouvido nos próximos dias, dando sequência às investigações do suposto caso de racismo religioso.
Quarta-feira (13)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, na quarta-feira, para André Fufuca (PP) no Ministério do Esporte. Silvio Costa (Republicanos) também assumiu o Ministério dos Portos e Aeroportos. O ato ocorreu em reunião privada, no Palácio do Planalto, com a presença de familiares e algumas lideranças políticas.
As negociações vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada, no primeiro escalão do governo, do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) – este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira, que participou do evento. Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França, filiado ao PSB. França assume, agora, o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
E teve brasileiro capturado nos EUA. Após a prisão de Danilo Cavalcante, brasileiro que assassinou a ex-namorada Débora Evangelista Brandão e fugiu da cadeia nos Estados Unidos, a irmã de Débora, Sarah Brandão, comemorou nas redes sociais.
"Obrigada, Deus, eu sei que foi vc ❤️🙏😭", disse Sarah.
Danilo passou 14 dias foragido da polícia estadunidense. Durante o período, a família de Débora viveu momentos de muita angústia. Atualmente, Sarah é quem cuida dos dois filhos da irmã, que presenciaram a morte da mãe. Os três ainda moram nos Estados Unidos.
Quinta-feira (14)
Estão sendo retomadas as obras de construção na ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas, que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A obra havia sido paralisada em abril deste ano pela Justiça Federal, que concedeu liminar pretendida pelo Ministério Público Federal (MPF), em razão da deficiência de estudos ambientais e da falta de autorização pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar da licença ambiental conferida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o ICMBio ainda solicitava estudos de impacto ambiental na região.
Sexta-feira (15)
Três jovens foram resgatados quando se afogavam na praia da Guia, no bairro Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. Eles realizavam uma pesquisa no local na tarde dessa quinta-feira (14), mas a maré subiu, rapidamente, e acabaram ilhados.
Uma das vítimas ligou para a polícia pedindo socorro. Uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA) foi acionada e localizou os jovens em meio às correntes marítimas. Por meio de helicóptero, foi realizada a operação de resgate.
Sábado (16)
Um furto a uma joalheria, situada dentro de um shopping center de São Luís, é investigado pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA). A ação criminosa aconteceu no dia 1º de abril deste ano, mas as imagens só foram divulgadas na sexta-feira.
As imagens do circuito de videomonitoramento do shopping - obtidas com exclusividade pelo jornalista Gilberto Léda, do Imirante.com - mostram o momento em que o criminoso consegue entrar em uma loja fora de funcionamento, que fica ao lado da joalheria. Logo que o shopping fechou, o homem abriu um buraco na parede da sala desativada e entrou na joalheria.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.