Fotos

Imagens mostram os efeitos do apagão no trânsito e comércio de São Luís

Nas ruas, os condutores de veículos precisam de mais atenção já que os semáforos estão apagados por causa do blecaute.

Imirante.com

Atualizada em 15/08/2023 às 11h10
Apagão afeta conjunto semafórico em São Luís. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O apagão registrado desde as 8h30 desta terça-feira (15) já afeta a vida dos maranhenses. As consequências desta falta de energia elétrica geral são muitas no trânsito, comércio e outros setores de São Luís.

Nas ruas, os condutores de veículos precisam ter mais atenção já que os semáforos estão apagados por causa do blecaute. O trânsito está desordenado, e a falta de agente em alguns pontos piora a situação. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fechou a saída da cabeceira da ponte do São Francisco.

Cabeceira da Ponte do São Francisco foi fechada. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Leia mais:

Apagão acontece um dia depois de presidente da Eletrobras renunciar posto

"Esquema de alívio de carga" causou apagão, diz Equatorial

Apagão foi de grande porte, informa Agência Nacional de Energia Elétrica

Apagão atinge Maranhão e outros Estados na manhã desta terça-feira (15)

Estudantes de faculdades e escolas foram liberados mais cedo pela falta de energia. Muitos consumidores que saíram às compras nesta manhã precisaram retornar para casa sem realizar o que pretendiam.

A interrupção geral no fornecimento de energia afeta vários Estados do país. Veja mais imagens da situação em São Luís durante o apagão desta terça. As fotos são do repórter Adriano Soares.

Posicionamentos

O Grupo Equatorial divulgou uma nota sobre o apagão registrado desde as 8h30 desta terça-feira (15). As informações preliminares apontam que “houve atuação do esquema regional de alívio de carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede”. 

Continua após a publicidade..

Leia a nota:

"O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados".

O Ministério de Minas e Energia (MEC) também se manifestou sobre o apagão:

"O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".

Veja as imagens da capital nesta manhã de apagão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.