BRASÍLIA - O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, comunicou que o blecaute ocorrido na manhã desta terça-feira (15) foi de “grande porte”, tendo afetado, pelo menos, quatro regiões brasileiras.
Na abertura da reunião semanal de diretoria colegiada da agência, ele informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste. Feitosa excluiu apenas a região Sul.
Leia mais:
Apagão atinge Maranhão e outros Estados na manhã desta terça
"Esquema de alívio de carga" causou apagão, diz Equatorial
De acordo com o diretor-geral, o Ministério de Minas e Energia criará um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.
O ministro Alexandre Silveira acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem ao Paraguai para a posse de Santiago Peña no país vizinho.
Feitosa afirmou que o ministro “já tomou conhecimento do fato e está tomando as devidas providências” sobre o assunto.
Continua após a publicidade..
Veja nota informativa do Ministério de Minas e Energia
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Saiba Mais
- Apagão deixa cidades do Acre e de Rondônia sem energia elétrica
- Brasil teve 47 mil quedas de luz causadas por incêndios em 2023
- Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação pelo mundo
- Governo federal cobra resposta da Enel sobre apagão em São Paulo
- Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias