Mais de 180 denúncias em 2023

Defensoria e parceiros lançam campanha de combate à violência contra o idoso no Maranhão

Para os debates de 2023 foi escolhido o tema “Idadismo, Etarismo e Ageísmo. Vamos desconstruir?!”.

Divulgação / DPE-MA

Atualizada em 01/06/2023 às 18h47
Este ano a campanha chama a atenção para os abusos relacionados à discriminação etária. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Dos mais de 1.200 atendimentos realizados, este ano, pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), cerca de 180 estão relacionados a algum tipo de violência. As mais comuns são a negligência, seguida de abuso financeiro e violência psicológica. Ano passado, foram quase 850 denúncias. Em razão desses números alarmantes, foi lançada, em São Luís, nesta quinta-feira (1º), a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que este ano chama a atenção para os abusos relacionados à discriminação etária.

A programação do Junho Violeta, mês de conscientização para a temática do combate à violência contra o idoso, é fruto de articulação entre a Defensoria e parceiros da Rede Nacional de Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi/MA). Para os debates de 2023 foi escolhido o tema “Idadismo, Etarismo e Ageísmo. Vamos desconstruir?!”.

Segundo a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, que conduziu o evento de lançamento, no auditório da sede da DPE/MA, a campanha é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

“Aqui no Maranhão, em parceria com diversas instituições governamentais e da sociedade civil, vamos desenvolver atividades durante todo o mês de junho. Esse é um evento que já faz parte do nosso calendário, por entendermos a importância dessas discussões para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E estamos ainda mais felizes por realizar esse lançamento, quando a atual gestão comemora um 1 ano a frente da Defensoria, mostrando que apesar das dificuldades, estamos no caminho certo. Vamos tornar esse mês um período de conhecimento, de valorização e amor à pessoa idosa”, destacou, durante o evento que contou com a apresentação do coral "Vozes da Unabi”.

Para o presidente do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa (Cedima), Glécio Sandro Silva, o tema deste ano é bastante salutar para o avanço das lutas pelo envelhecimento saudável. “Que este seja um mês abençoado, de muito trabalho e de luta, e que ao final da campanha, possamos nos orgulhar dos resultados desse trabalho de conscientização”, afirmou.

Parabenizando a Defensoria pela articulação em favor dos idosos do Maranhão, o promotor de justiça Joaquim Ribeiro representou o Ministério Público. “Achei bem interessante tratar sobre esse tema a partir de possíveis causas dessa violência contra o idoso. Precisamos enxergar o envelhecimento como uma vitória e isso faz toda a diferença”, disse.

Na coordenação do evento de lançamento e da programação do Junho Violeta, a coordenadora do Ciapvi, a assistente social Isabel Lopizic, lembrou que o idadismos, o etarismo e o ageísmos são tipos de violência bastante comuns no cotidiano do maranhense, e que o alerta da campanha será fundamental para descontruir essa realidade.

“Estes nomes são novos no nosso dia a dia, mas o preconceito por idade já existe há muito tempo e está arraigado em nossa cultura. A nossa intenção é levar essa mensagem para um número maior de pessoas e assim combater esse tipo de discriminação, que provoca tantos prejuízos aos nossos idosos”, salientou Isabel, lembrando que o Ciapvi é um órgão notificador da violência, importante interlocutor da rede, que ano passado realizou quase cinco mil atendimentos.

Na mesa de abertura, os defensores públicos Vinicius Goulart e Cosmo Sobral, titulares do Núcleo de Defesa do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência, falaram sobre a importância de fortalecer as estratégias de combate ao preconceito, destacando a atuação da Defensoria neste contexto de valorização do idoso, a partir da efetivação de seus direitos.

O dispositivo de honra também foi composto pelo presidente da Associação Nacional de Gerontologia no Maranhão, Rafael Abreu, pela vereadora Karla Sarney, e ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz.

Programação – A plateia formada por muitos idosos e representantes de entidades e instituições ligadas à defesa dos direitos do segmento, durante o evento, também acompanhou a palestra "Violência contra a Pessoa Idosa: Idadismo, Etarismo e Ageísmo. Vamos desconstruir?", ministrada pelo promotor de Justiça José Augusto Cutrim, que já foi titular da Promotoria do Idoso. Na fala do representante do Ministério Público, o melhor termo para traduzir o que é o idadismo e seus sinônimos, é “velhofobia”.

“Essa forma de preconceito provoca o recolhimento e o isolamento, e é um dos caminhos prováveis para uma vida sem saúde, muitas vezes depressiva. Os próprios idosos podem ajudar a contribuir nessa desconstrução, não permitindo que esse tipo de comportamento seja reforçado”, ressaltou.

Também se apresentou no auditório da DPE/MA, o duo “The Soft Music", responsável pelo acolhimento dos convidados. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.