Quinto Constitucional

OAB sabatina advogados que seguem em disputa por vaga no TJMA

Cada advogado terá dez minutos para fazer apresentação e, depois, responder perguntas.

Ipolítica

Sabatina será realizada pelo Conselho Seccional (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Conselho Seccional da OAB-MA realiza nesta quinta-feira (27) a sabatina com os candidatos eleitos pelos advogados para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo Quinto Constitucional. A sabatina é aberta ao público e acontece a partir das 9h, no auditório da OAB-MA, com transmissão no YouTube.

Ao todo, 12 profissionais da classe foram escolhidos por votação direta pelos quase oito mil advogados maranhenses, na segunda-feira (24). Destes, o Conselho decidirá quem formará a lista sêxtupla para preenchimento do cargo. O processo será coordenado pelo presidente da Ordem, Kaio Saraiva.

Cada advogado ainda na disputa terá dez minutos para fazer a sua apresentação e, posteriormente, responder aos questionamentos dos Conselheiros Estaduais e da Comissão Eleitoral.

Continua após a publicidade..

“Após essa etapa e, finalizado o processo com os 12 candidatos, os conselheiros votarão para composição da lista sêxtupla, respeitando a paridade de gênero e as cotas raciais”, explicou o presidente Kaio Saraiva.

Uma vez formada a lista sêxtupla, o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Maranhão, que estabelecerá um cronograma próprio para a definição da lista tríplice. Esta lista seguirá para o Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), tomar a decisão final.

Para Kaio Saraiva, a instituição fez história de forma democrática e responsável. “Garantimos a participação direta da advocacia, concretizamos a paridade e as cotas raciais. A advocacia retornou com quase oito mil profissionais votantes, o que reflete em um processo democrático e transparente”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.