SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), devem fazer neste domingo (9), a primeira aparição pública, juntos, desde a reeleição do chefe do Executivo estadual.
Aliados dede 2014, quando Dino elegeu-se governador com Brandão como seu vice - os dois reelegeram-se com a mesma chapa em 2018 -, eles têm evitado encontros públicos desde o início do ano.
Hoje, estarão na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sobrevoará a cidade maranhense de Trizidela do Vale, na região do Médio Mearim, assolada por alagamentos após as intensas chuvas de março.
Tanto Brandão, quanto Dino, confirmaram presença na agenda. “O presidente Lula atendeu nosso chamado e vai conosco a cidades afetadas pelas enchentes, neste domingo, para acompanhar de perto a situação no Maranhão. Vamos sobrevoar municípios e verificar in loco quais necessidades ainda precisam de atenção”", destacou o governador maranhense, no Twitter.
Foi também pelas redes sociais que o ministro Flávio Dino anunciou que estará na comitiva.
Continua após a publicidade..
“Neste domingo, acompanharei o presidente em visita à região do Mearim, no Maranhão, fortemente atingida por enchentes”", destacou ele.
Emergência - Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 64 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas e enchentes. Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas em todo o Estado. Já a cidade de Buriticupu, que fica a 395 km de São Luís e sofre também com grandes crateras, decretou estado de calamidade pública.
O CBMMA também comunicou que, até o momento, seis mortes foram registradas por causa das chuvas. A Defesa Civil Estadual está nos municípios afetados, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras, além de monitorar episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.
Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando uma operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 21.400 cestas básicas e 34 mil litros de água, além de 3.450 colchões.
Saiba Mais
- Maranhão tem alerta laranja de chuvas intensas e ventos de até 100km/h nesta quarta-feira (15)
- Moradora registra casa alagada após início de obra de drenagem no Geniparana no período chuvoso
- Áreas de risco em São Luís passam por vistoria para prevenir ocorrências no período chuvoso
- Parte de igreja desaba durante chuva com ventania em Bom Jardim
- Terça-feira de chuva na Grande São Luís: ruas e avenidas ficam alagadas; veja imagens
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias