SÃO LUÍS - As inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas e seguem até 17 de março. A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio. As escolas públicas deverão realizar a inscrição exclusivamente no site da OBMEP.
A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Cada escola indicará, no momento da inscrição, o número total de estudantes inscritos por cada nível. A alteração na inscrição, como a mudança no número de participantes e correção de dados cadastrais, será permitida apenas durante o período de inscrição.
Para viabilização da inscrição, a escola deverá informar o respectivo código MEC/INEP, o qual será considerado como o número de identificação junto à OBMEP em todo o processo. As escolas com mais de uma filial e com códigos MEC/INEP diferentes deverão inscrever-se por código e não por rede.
O login da escola, para acesso ao sistema, será sempre o código MEC/INEP e a senha será aquela cadastrada pela escola no ato do processo de inscrição. Essas informações deverão ser utilizadas para acesso ao sistema em todas as etapas da 18ª (OBMEP).
A escola deverá indicar, no ato da inscrição, a necessidade de provas especiais para os alunos (somente em Braille ou prova com letra ampliada) no campo apropriado para tal, sendo certo que o IMPA poderá, a qualquer tempo, solicitar a devida comprovação da condição que demanda o envio de prova especial.
OBMEP Ouro
Em 2022, o Maranhão foi destaque na OBMEP com a conquista de 4 medalhas de ouro. Levaram ouro na competição, os estudantes Thiago Henrique Barros Ferreira e Luís Patrício, do Centro de Ensino Antônio Sirley, em Formosa da Serra Negra; José Vitor Dias do CE Didácio Santos, localizado em Balsas; do município de Anapurus, do CE Júlio Pires Monteles, o estudante Luís Martins. Além deles, o Maranhão também obteve 3 medalhas de prata e 23 de bronze, além de menções honrosas a outras escolas e estudantes da rede estadual.
“Sempre gostei de números e a Matemática, para mim, é uma diversão. Já participei outras vezes, mas gostei muito dessa última. O Maranhão tem um ótimo desempenho educacional e merece todo esse destaque. E tudo isso, mais o incentivo da minha família, professores e amigos, trouxeram essa conquista”, revelou Thiago Henrique Barros Ferreira, um dos medalhistas de ouro.
Para mais informações sobre a OBMEP 2023, os interessados devem acessar o site www.obmep.org.br.
Saiba Mais
- Professor de matemática da rede pública do Maranhão leva ouro em olimpíada nacional
- Professor de matemática da rede pública do Maranhão está entre os melhores do país
- Matemática ajuda brasileiro a descobrir possível novo planeta
- Desempenho de meninas em Matemática melhorou nos últimos anos, diz Unesco
- Aluno ribamarense tem a maior nota do Maranhão na Olimpíada Brasileira de Matemática
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias