Câmara de São Luís retoma atividades e AL define comissões na próxima semana
Expectativa na retomada dos trabalhos no legislativo municipal é com a possível ausência do prefeito Eduardo Braide na solenidade de reabertura dos trabalhos.
SÃO LUÍS - A próxima semana nos legislativos estadual e de São Luís os trabalhos começarão efetivamente. No caso da Assembleia Legislativa, será a primeira sessão já com o diário da Casa com proposições para serem encaminhadas pelos deputados.
Na Câmara Municipal os trabalhos recomeçarão na segunda-feira, 6. A expectativa é sobre a ida do prefeito Eduardo Braide (PSD) a sessão de volta das atividades. No último ano, o gestor não foi a sessão de abertura do ano. Ele deixou a missão para a vice-prefeita, Esmênia Miranda.
E a expectativa é de que o prefeito não compareça a sessão. A relação de Braide com os vereadores pouco avançou desde a aprovação do orçamento municipal para 2023 já em janeiro deste ano.
Mas se ele comparecer, qual deverá ser o tom da mensagem dele para os parlamentares? União? Harmonia entre os poderes?
Maior parte dos vereadores não acredita no comparecimento de Eduardo Braide. “Ainda há muita insatisfação com o prefeito” disseram à coluna alguns parlamentares.
Já na Assembleia Legislativa o clima vem sendo de tranquilidade. Os esforços para a próxima semana é a formação das comissões permanentes da Casa. A de Constituição e Justiça (CCJ), claro, é sempre a mais cobiçada.
Pelo que vem sendo conversado, para presidir a CCJ o nome mais cotado é o de Carlos Lula (PSB). Além da qualidade técnica do deputado - que já exerceu a função de consultor legislativo da comissão antes de entrar na vida política - o espaço seria uma espécie de “prêmio de consolação” por ele ter sido rifado na mesa diretora da Assembleia. Seria um prêmio de alto padrão, na verdade.
As conversas estão acontecendo e a previsão é de que até a próxima semana tudo esteja já completo.
Humildade
Continua após a publicidade..
Se parte dos veredores acredita na ausência de Eduardo Braide na sessão da próxima segunda, outra parte analisa que o melhor para o prefeito é ele mesmo ler a mensagem do Poder Executivo no parlamento.
“Precisa demonstrar humildade”, dizem alguns parlamentares. Outros afirmam que a relação é difícil demais até porque, neste momento, o gestor nem líder na Casa tem.
Para além disto, Braide precisa melhorar a relação com a Câmara Municipal para assim avançar em pautas importantes para São Luís e que irão gerar dividendos políticos para ele como é o caso da aprovação do Plano Diretor.
Destaque
Os deputados maranhenses na Câmara dos Deputados estão em destaque em Brasília. O neo petista, Rubens Júnior, conseguiu ficar a vice-liderança do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Casa.
Além dele, o deputado Duarte Júnior (PSB) ficou como vice-líder de seu partido na Câmara.
São posições que possibilitam os parlamentares a participarem de diálogos importantes e muitas vezes decisivos em matérias de destaque na Casa.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias