ORÇAMENTO

Vereador pede a prisão de secretário durante audiência na Câmara de São Luís

Umbelino Jr acusou Enéas Fernandes de mentir em sessão que discutia orçamento do município

Ipolítica

Atualizada em 03/12/2022 às 14h09
Umbelino Jr não admitiu declarações do secretário que apontavam falhas técnicas por parte dos vereadores (Reprodução)

SÃO LUÍS - Os ânimos ficaram acirrados na manhã nesta sexta-feira (2) entre vereadores e os secretários municipais Enéas Fernandes (Governo), Joel Nunes (Saúde), Simão Cirineu (Planejamento) e José Azzolini (Fazenda). A troca de acusações e agressões aconteceram durante audiência pública para discutir emendas parlamentares impositivas. O vereador Umbelino Jr (PRTB) chegou a pedir a prisão de Enéas Fernandes e ameaçar o prefeito Eduardo Braide (PSD) de cassação após secretário dar a entender que o não pagamento de emendas se deu por incapacidade técnica dos parlamentares.

O evento foi aberto pelo vereador Marquinhos Silva (UNIÂO), que iniciou os trabalhos reclamando da relação entre Legislaivo e Executivo. “O que se percebe é que o prefeito Eduardo Braide não respeita o poder legislativo, ele quer governar sem essas prerrogativas, dessa forma não tem como haver harmonia entre os dois poderes”, disse.

Marquinhos lembrou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi desconsiderada pelo prefeito Eduardo Braide. “O prefeito promulgou a lei da maneira que ele mandou para cá, do mesmo jeito que veio, voltou. Ele não respeitou o poder desta Casa Legislativa. Ele não promulgou a LOA da maneira que a Câmara de São Luís aprovou, com as emendas. Isso é algo extremamente sério, que cabe diversas penalidades ao executivo”, explicou.

O vereador Aldir Júnior (PL) questionou Enéas Fernandes sobre possíveis beneficiamentos de parlamentares que apoiam o prefeito. “É de conhecimento geral que todas as emendas da saúde desses vereadores foram pagas. Por que as emendas dos demais vereadores não foram pagas? Houve seletividade?”, disse. O secretário negou as insinuações do vereador e informou que jamais existiu qualquer tipo de seletividade no repasse de recursos das emendas.

Após cerca de 4 horas de sessão, ficou estabelecido que os secretários teriam um prazo máximo 1 semana para esclarecer todos os questionamentos suscitados na sessão.

“Essa sessão manda um recado muito claro ao prefeito. De que precisa diálogo e conversa. Esse relacionamento precisa mudar”, disse o presidente da audiência, Gutemberg Araújo (PSC) ao fim da sessão. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.