SÃO LUÍS - Moradores do bairro Ponta d’Areia, em São Luís, registraram neste domingo (6) uma água escura saindo da direção das galerias de esgoto e indo direto para as águas do mar. De acordo com informações de pessoas do bairro, o problema é antigo, mas se intensificou neste domingo.
Leia também:
Chuva provoca alagamentos em diversos pontos de São Luís
Maranhão: Inmet emite alerta laranja que prevê chuvas intensas
Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que uma equipe já tinha ido ao local para realizar o diagnóstico da situação. E, segundo analisou o engenheiro Cristovam Dervalmar, Diretor de Operação e Manutenção da Caema, o problema não foi ocasionado pelo sistema de esgotamento sanitário gerenciado pela Companhia.
Assista ao vídeo gravado por moradores:
Continua após a publicidade..
“Nós identificamos que não é esgoto, pois o esgoto está vindo de dentro das galerias. Com essa obstrução que tem aqui, com a chuva que deu, a água ficou acumulada, trazendo essa cor escura. Mas não é esgoto doméstico. A água que a gente já coletou não tem cheiro, então, estamos só esclarecendo que não é esgoto da rede da Caema. Isso aqui é galeria de água pluvial”, explicou engenheiro Cristovam Dervalmar.
A galeria de água pluvial é formada por um conjunto de tubulações que fazem a captação, transporte e drenagem da água da chuva das áreas urbanas, levando essa água até rios, mares, córregos ou canais.
No caso do bairro Ponta d’Areia, o engenheiro ressalta que a água escura que foi em direção à praia saiu dessas tubulações, como resultado da chuva forte que atingiu a Grande São Luís neste domingo (6).
Alerta laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (6) um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão até esta segunda-feira (7).
O alerta compreende as regiões norte, oeste, norte e centro maranhense. Há risco de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, também há chance de ventos intensos entre 60 a 100 km/h.
Saiba Mais
- Doze milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso a esgoto no Brasil
- Esgoto a céu aberto invade casas e incomoda moradores do Olho D'água
- Levantamento aponta que apenas 20% do esgoto produzido em São Luís é tratado de forma adequada
- São Luís é a 15° pior cidade na oferta de saneamento básico, diz estudo
- Justiça determina que a Caema regularize estações de tratamento de esgoto em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias