Entrevista

A federação foi uma estratégia acertada, afirma Rubens Júnior

Único petista eleito na disputa proporcional, deputado federal reconhece que a federação favoreceu partidos nacionalmente, mas teve prejuízo na disputa pela Assembleia Legislativa.

Clóvis Cabalau/Ipolítica

SÃO LUÍS - Unido em uma federação partidária com PCdoB e PV, o PT elegeu apenas um dos 18 deputados que vão representar o Maranhão na próxima legislatura na Câmara Federal. Rubens Júnior, que teve seu mandato renovado, conversou com o Imirante sobre os rumos do seu partido, perspectivas para um novo mandato e outros assuntos (assista à entrevista acima).

Júnior, que havia disputado em 2020 a Prefeitura de São Luís pelo PCdoB, optou pela filiação ao PT, visando às eleições de 2022. Para ele, a federação veio para favorecer os partidos em nível nacional. “A federação veio para ajudar, tanto que elegemos 80 deputados federais e somos a segunda maior bancada na Casa, o que prova que foi uma estratégia acertara para os partidos nacionalmente”, assinalou.

Já no Maranhão, o resultado da federação para o PT não acompanhou os números nacionais. Embora tenha elegido o vice-governador do estado (Felipe Camarão) e um deputado federal, o PT não garantiu nenhum nome na Assembleia Legislativa. “Excepcionalmente, a federação foi ruim para o PT na Assembleia Legislativa, mas este é ônus da federação. Como é a primeira eleição com a federação, o PT não entrou com a estratégia adequada, lançando vários candidatos, quando a tendências é concentrar as candidaturas. Seguramente este é um ponto a ser ajustado daqui para frente”, opinou o deputado.

Rubens Júnior falou ainda sobre as emendas ao relator, o chamado orçamento secreto, bastante criticado pelo PT. Embora reconheça que recebeu recursos de emendas ao relator, o deputado afirma que o problema está na falta de transparência de quem recebe e na destinação do montante.

Confira no vídeo a íntegra da conversa com Rubens Júnior.

Continua após a publicidade..

Veja também:

Lira: “Não queremos a criminalização das pesquisas e sim sua regulamentação”

Treze partidos e federações alcançam cláusula de barreira nas eleições deste ano

Hildo comenta ação do MDB por recálculo de vagas
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.