Eleições 2022

Eleitores de Bela Vista do Maranhão testam nova urna eletrônica em eleição simulada neste domingo (21)

A nova urna eletrônica será usada nas eleições deste ano no país.

Imirante.com

Atualizada em 21/08/2022 às 12h27
Eleição simulada em Bela Vista do Maranhão. (Foto: Danielle Cavaignac)

BELA VISTA DO MARANHÃO - É realizada neste domingo (21), a eleição simulada na cidade de Bela Vista do Maranhão, a 241 km de São Luís. Os 10.338 eleitores da cidade, testam a nova urna eletrônica que será usada nas eleições deste ano no país. 

Com a participação de 11 colégios eleitorais, a eleição simulada no município testa vários dados num ambiente simulado ao real do dia da votação, só que com candidatos fictícios.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Gualter Gonçalves, em comparação ao antigo modelo, a nova urna eletrônica tem vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção. Ainda segundo o secretário, o novo modelo, entre suas modificações, preza pela acessibilidade.

"Nessa eleição propriamente dita a maior inovação é a nova urna eletrônica. Nós estamos com foco neste teste na nova urna eletrônica vendo como vai ser este comportamento do mesário com essa interação com essa nova urna, do próprio eleitor com a nova urna e também em relação ao software, já que houve algumas modificações do software, principalmente no sentido de melhorar as questões relacionadas a acessibilidade", explica Gualter Gonçalves.

Aos 24 anos, o profissional de segurança Naldo Antônio Silva Sousa, que é morador da cidade, disse que participar da eleição simulada foi gratificante porque deu notoriedade para Bela Vista do Maranhão.

"Porque além de testar a nova urna eletrônica, evidencia a cidade de Bela Vista como sendo a primeira com uma eleição simulada", afirma Naldo Antônio Silva Sousa.

Ainda segundo o morador da cidade, a testagem da nova urna também foi um exercício para as eleições deste ano. "Vai ajudar porque a gente já está fazendo um teste e com este simulado no dia da eleição a gente está mais preparado para votar nos candidatos que escolhermos", conclui.


 


 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.