Orgulho LGBTQIA+

Diversidade mantém Alumar como indústria modelo

Companhia promove ambientes inclusivos, respeitosos e seguros por meio de iniciativas e programas de equidade.

Publipost / Alumar

Wagner Santos, de 35 anos, de analista de controladoria da Alumar. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Recentemente, a Alcoa foi reconhecida como uma das 38 melhores empresas para profissionais LGBTQIA+ trabalharem no Brasil, de acordo com o Relatório Equidade BR 2022, da Human Rights Campaign Foundation, mas a relação da companhia com as questões ligadas à diversidade e inclusão é de longa data. Além de alcançar maior nível de engajamento entre colaboradores, reduzir atritos e promover inovação mais intensa, isso também tem permitido que cada vez mais pessoas se sintam seguras na empresa para falar sobre temas importantes e constituintes de sua formação e identidade, como orientação sexual. 

Na Alumar, por meio de diferentes treinamentos e iniciativas que visam ampliar o debate e a conscientização sobre o valor da pluralidade, este cenário representa parte da rotina de diferentes colaboradores(as). 

Para o diretor da Alumar, Helder Teixeira, as vantagens da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho estão cada vez mais claras para a organização. “Nosso trabalho com olhar dirigido ao crescimento das pessoas, coibindo qualquer tipo de preconceito por meio da educação coletiva, tem nos apontado resultados positivos coletivos, pessoais e em nossos resultados operacionais” , reforça.

Cassio Diniz, engenheiro sênior de Refratários, é uma das pessoas que destaca o avanço de pautas sobre diversidade e inclusão na empresa. Ele voltou a trabalhar no Consórcio há oito meses com o projeto de religamento da Redução (fábrica de produção de Alumínio), mas já havia atuado na companhia de 2011 a 2016. 

Cassio se sente seguro no ambiente de trabalho. Por conta disso, lembra que no início da carreira deixou sua orientação sexual completamente fora da esfera de trabalho. O engenheiro afirma que a relação é muito melhor na fábrica, devido às diversas iniciativas de inclusão e diversidade, entre elas a inclusão de mulheres e grupos sub-representados. “A cultura vem mudando e o clima organizacional está melhor. Hoje, me sinto muito mais seguro para assumir minha orientação sexual na companhia”, acrescenta.

Cassio Diniz, engenheiro sênior de Refratários. (Foto: Divulgação)

Além de buscar qualificações profissionais para avançar na carreira, o colaborador ressalta a importância de compartilhar experiências e transformá-las em aprendizados positivos. “Nesse aspecto, vivenciar experiências de situações de conflito, análises, escolhas e decisões também conta muito. São justamente essas experiências que vão ajudar a guiar o seu desenvolvimento profissional. Pode parecer estranho, mas como parte da comunidade LGBTQIA+, as experiências que você teve contam bastante, são importantes histórias de superação, resiliência, que inspiram outras pessoas a trilharem seus próprios caminhos. Aqui fica uma dica bem valiosa, aprender a contar e construir histórias também é qualificação profissional”, afirma.

Outro colaborador da Alumar que faz parte da comunidade LGBTQIA+ é o analista de controladoria Wagner Santos, de 35 anos. Ele integra o quadro de colaboradores há seis anos e meio e conta que, desde o início, nunca sofreu nenhum tipo de obstáculo e preconceito por conta de sua orientação sexual.

“Desde que cheguei, percebi que o ambiente de trabalho é inclusivo e que eu posso ser quem sou sem receios de críticas e/ou preconceitos”, afirma, acrescentando a importância de uma boa qualificação profissional. “Acredito que devemos estar sempre em constante aprendizado, buscando qualificações técnicas, não só dentro da nossa área específica de trabalho, mas com outras áreas correlacionadas. Hoje, o mundo nos põe numa condição de profissionais com maior capacidade de interação e conhecimentos diversos, isso não tem nada a ver com orientação sexual, mas, sim, com qualificação e potencial humano. Aqui na Alumar não enxergamos diferença na qualidade técnica de um engenheiro, soldador, operador, eletricista ou qualquer profissional, com base em sua orientação sexual ou qualquer outra característica individual”, diz.

Por fim, Wagner orienta para que as pessoas jamais deixem de tentar lutar por um cargo que almejam por medo de preconceito ou quaisquer formas de retaliação. “Sugiro que pesquisem sobre a empresa e suas políticas inclusivas de diversidade. Jamais adentre num ambiente que seja hostil e que prejudicará sua carreira e convívio social”, afirma.

Wagner Santos integra o quadro de colaboradores há seis anos e meio. (Foto: Divulgação)

Grupo Eagle

Na Alumar, o grupo Eagle (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+) tem como missão promover uma cultura acolhedora e inclusiva para a comunidade LGBTQIA+, baseada no respeito, igualdade de oportunidades e valorização da diversidade.

O diretor da Alumar, Helder Teixeira, explica que o Eagle tem na sua raiz a diversidade e no seu expoente a empatia. Ele conta que o grupo surgiu de uma forma orgânica, por meio de discussões entre colaboradores (as) que, ao olharem para a Rede de Inclusão de Mulheres (AWN) começaram a desenhar uma rede para o acolhimento de pessoas LGBTQIA+ na Alcoa Brasil.

A rede foi criada no Brasil em 2016, na unidade de Poços de Caldas (MG), mas ela já existe na Alcoa globalmente desde 2010. No Brasil, as primeiras iniciativas consistiam em rodas de conversa com funcionários, ações de educação e conscientização dos colaboradores, revisão das políticas da empresa para que fossem mais inclusivas, realização de eventos comemorativos, como Mês do Orgulho LGBTQIA+, entre outros. Depois disso, a rede se expandiu para todo o Brasil.

“Percebemos um avanço incrível. Na fábrica, todos são respeitados a partir de todas as nossas diferenças. Com isso, a Alumar tem avançado para tornar o ambiente o melhor possível para atrair, motivar e reter os nossos talentos”, concluiu Helder Teixeira.

Reconhecimento

A Alcoa é reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas políticas de inclusão. Em 2021 foi certificada pelo Guia Exame de Inclusão & Diversidade e, em 2020, recebeu a premiação de Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração. No mês de junho, a empresa foi eleita a Melhor empresa de Grande Porte para Trabalhar no Maranhão, pelo ranking Great Place To Work 2022 (GPTW), consultoria global que certifica e apoia organizações que obtém os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Entre as iniciativas desenvolvidas pela companhia, destacam-se os grupos de inclusão AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que tem como missão fornecer inspiração, conscientização e conexões na promoção de uma cultura de inclusão de mulheres e melhoria da diversidade de gênero; o Eagle (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+); o Aware (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial); e o e Able (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes), para pessoas com deficiência.

Sobre a Alumar

O Consórcio Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.