Mês do Orgulho LGBTQIA+

Alumar aposta em diversidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ em sua política de oportunidades iguais de emprego

Uma das iniciativas da Alumar é a Rede Eagle, que tem como missão promover uma cultura acolhedora e inclusiva para a comunidade LGBTQIA+.

Publipost / Alumar

Complexo da Alumar, em São Luís. (Foto: Divulgação / Alumar)

SÃO LUÍS – Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em todo o mundo. Ao longo dos anos, mais precisamente desde a década de 1960 para cá, muitos direitos e garantias foram conquistados pela população lésbica, gay, bissexual, transexual, queer, intersexual e assexuada.

No Brasil, entre as conquistas alcançadas por pessoas LGBTQIA+ estão a inclusão de companheiros e companheiras em planos de saúde, o casamento civil e direitos como a adoção de crianças por casais homoafetivos, sem restrições de idade.

No mercado de trabalho, mesmo com uma melhora significativa nos últimos anos, o público LGBTQIA+ ainda sofre discriminação por conta da orientação sexual e identidade de gênero. Em 2021, uma pesquisa feita por uma empresa de consultoria de engajamento mostrou que no Brasil 61% dos funcionários LGBT’s escolhem omitir de colegas e gestores a sua orientação sexual por medo de represálias e possíveis demissões.

Um outro levantamento, feito pelo Center for Talent Innovation, mostrou que 33% das empresas existentes no Brasil não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de chefia e 41% dos funcionários que fazem parte desse público afirmaram já terem sofrido algum tipo de discriminação em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.

Inclusão e diversidade

Essa é uma realidade que precisa ser mudada, e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), uma das principais e mais renomadas empresas instaladas no Estado, gerenciada pela Alcoa, tem em seu DNA uma política social de inclusão e diversidade. Com isso, diversos setores da empresa contam em suas equipes com pessoas LGBTQIA+ de acordo com a política global de oportunidades iguais de emprego da empresa, em que as oportunidades são iguais para todos baseadas em qualificações e experiências.

A gerente de Recursos Humanos da Alumar, Tereza Cavalca, explica que um dos valores da empresa é o de cuidar das pessoas e oferecer um local de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo. Funcionários, contratados e candidatos não devem ser discriminados ou tratados injustamente com base em características não relacionadas com o trabalho.

“Nossos processos seletivos são transparentes, e todas as vagas são anunciadas globalmente internamente – isto é, todos os funcionários da Alcoa no mundo têm a oportunidade de se candidatar para funções que tenham interesse de ocupar. Publicamos também todas as vagas externamente em nosso site oficial e também no LinkedIn. Além disso, em todos os anúncios de vagas da Alumar, além de publicarmos os requisitos técnicos para a vaga, deixamos claro que temos uma política de Diversidade e Inclusão e que oferecemos um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todas as esferas da vida, incentivando a diversidade de pensamento de cada pessoa”, afirma Tereza Cavalca.

Ainda segundo a gerente de Recursos Humanos da Alumar, os valores e políticas da empresa garantem um ambiente de trabalho que promova a diversidade e inclusão. Tereza Cavalca também conta que o compromisso da liderança da Alumar é com ações afirmativas sobre o tema da inclusão de pessoas LGBTQIA+ compondo o time da companhia.

"Todos os colaboradores sabem e sentem que agimos de acordo com o que falamos e acreditamos. Temos treinamentos, palestras, eventos e conversas diárias que são conduzidas nas áreas sobre o Diversidade & Inclusão. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas temos certeza que estamos caminhando todos juntos na direção correta para refletirmos em nossa empresa aquilo que temos em nossa sociedade. O mês do Orgulho é celebrado globalmente na Alcoa para reforçar nosso compromisso com a causa e com a inclusão das pessoas LGBTQIA+ em nossa empresa", afirma Tereza.

Tereza Cavalca, gerente de Recursos Humanos da Alumar. (Foto: Divulgação / Alumar)

Grupo Eagle

Na Alumar, o grupo Eagle (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+) tem como missão promover uma cultura acolhedora e inclusiva para a comunidade LGBTQIA+, baseada no respeito, igualdade de oportunidades e valorização da diversidade.

O diretor da Alumar, Helder Teixeira, explica que o Eagle tem na sua raiz a diversidade e no seu expoente a empatia. Ele conta que o grupo surgiu de uma forma orgânica, iniciando por meio de discussões entre funcionários que, ao olharem para a Rede de Inclusão para Mulheres (AWN) começaram a desenhar uma rede para o acolhimento de colaboradores LGBTQIA+ na Alcoa Brasil.

A rede foi criada no Brasil em 2016, na unidade de Poços de Caldas (MG), mas ela já vive na Alcoa globalmente desde antes disso. No Brasil, as primeiras iniciativas consistiam em rodas de conversa com funcionários, inclusão dos conceitos pertinentes ao tema nas políticas da empresa, celebração do mês do orgulho etc. Depois disso, a rede expandiu de Poços para as outras três localidades (Juruti, Alumar e corporativo Brasil). 

“Percebemos um avanço incrível. Saímos de um ponto em que o tema era tabu na empresa, talvez nunca antes mencionado aqui dentro, para um estágio onde damos voz aos nossos colaboradores LGBTQIA+ para se expressarem e relatarem suas histórias de superação, e com isso a Alumar tem avançado junto para tornar o ambiente o melhor o possível para atrair e motivar talentos”, diz Helder Teixeira.

Helder Teixeira, Diretor da Alumar. (Foto: Divulgação / Alumar)

Líder da Egle na Alumar, o gerente assistente de Controladoria da companhia, Eder Castro, acredita que para a comunidade LGBTQIA+ a Eagle representa muito mais que um grupo de diversidade, mas é a certeza de que existe um trabalho forte para que as pessoas sejam valorizadas pelo que são, independente das pessoas que amem, que não precisem fingir ser outra pessoa além delas mesmas e que estarão inseridas em um ambiente acolhedor e de respeito como parte do DNA da empresa.

“Creio que seja desperdiçar esforço e energia tentando esconder suas identidades num ambiente geralmente machista e homofóbico, que é a realidade de algumas corporações, como um reflexo da sociedade. Por isso, é tão importante ter políticas e programas claros que evidenciem a responsabilidade das empresas em garantir ambientes inclusivo para todos, independente de orientação sexual ou identidade de gênero”, aponta Eder.

Eder Castro, gerente assistente de Controladoria da companhia. (Foto: Divulgação / Alumar)

Reconhecimento

A Alumar é reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas políticas de inclusão. Em 2021 foi certificada pelo Guia Exame de Inclusão & Diversidade e, em 2020, recebeu a premiação de Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração.

Entre as iniciativas desenvolvidas pela Alumar, destacam-se a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que tem como missão fornecer inspiração, conscientização e conexões na promoção de uma cultura de inclusão de mulheres e melhoria da diversidade de gênero. Também conta com os grupos Eagle (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+), Aware (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial) e Able (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes) para pessoas com deficiência.

Sobre a Alumar

O Consórcio Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.