Convênios

Codevasf se manifesta por meio de nota após operação da PF

Entidade negou qualquer participação nos crimes de desvios de dinheiro público apontados pela PF.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 20/07/2022 às 18h15
Codevasf negou qualquer participação em crimes de desvios (Foto: Divulgação / PF)

SÃO LUÍS - A Codevasf se manifestou por meio de nota sobre a Operação Odacro, desencadeada nesta quarta-feira em São Luís e mais quatro municípios do Maranhão pela Polícia Federal e que resultou na apreensão de aproximadamente R$ 1,3 milhão em dinheiro em espécie.

Na nota, a entidade afirma que “os dois convênios que motivaram as ações de busca e apreensão não são de responsabilidade da Codevasf”.

A Codevasf também afirmou que: “Em qualquer caso, no contexto da execução de convênios, compete às prefeituras municipais realizar os procedimentos licitatórios e as contratações necessárias ao emprego adequado de recursos orçamentários.”

E assegurou que colabora com o trabalho de investigação da Polícia Federal.

Abaixo a íntegra do posicionamento da Codevasf.

Nota de esclarecimento da Codevasf

Em atenção a reportagens que mencionam a Codevasf no contexto de operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (20/07) no Maranhão, a Companhia informa:

1. O processo associado à operação policial tem por objetivo investigar a contratação da empresa Construservice por prefeituras municipais do Maranhão, com o emprego de recursos federais provenientes de convênios.

2. Os dois convênios que motivaram as ações de busca e apreensão não são de responsabilidade da Codevasf. Assim, a ação policial foi empreendida não em face da Companhia ou de qualquer de seus dirigentes ou empregados — ela foi destinada a apurar eventuais irregularidades em contratos de prefeituras com a empresa Construservice.

3. Em qualquer caso, no contexto da execução de convênios, compete às prefeituras municipais realizar os procedimentos licitatórios e as contratações necessárias ao emprego adequado de recursos orçamentários.

4. A Codevasf colabora com o trabalho das autoridades policiais e proverá suporte integral às investigações. A Companhia mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de seus projetos de desenvolvimento regional. Por rigor no controle de procedimentos, a Empresa submeterá à avaliação de sua Auditoria Interna todos os contratos firmados com a empresa Construservice.

Assessoria de Comunicação

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.