Governo e oposição

Após impasses, Assembleia mudará hoje composição da CCJ

Na sessão da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira, 15, será escolhido novo presidente: sairá Márcio Honaiser e entrará Marco Aurélio.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h05
Professor Marco Aurélio (PSB) é o novo escolhido para presidir a CCJ (Divulgação)

SÃO LUÍS - Está prevista para a manhã desta terça-feira, 15, sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa para a escolha do novo presidente do colegiado. O escolhido deverá ser o deputado do PSB, Marco Aurélio. Ele vai substituir o deputado do PDT, Márcio Honaiser.

A decisão veio após diálogo do presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB). Os dois estavam em atrito direto desde a voltados trabalhos na Assembleia logo após definição do nome de Brandão como o candidato ao governo pelo grupo de Flávio Dino (PSB).

Othelino organizou uma CCJ com presidente e vice-presidente considerados aliados do adversário do vice-governador, senador Weverton Rocha (PDT). A composição da comissão deixou os governistas em alerta. Os deputados aliados de Brandão, então, buscaram reverter as escolhas apresentando requerimentos alegando haver irregularidades na eleição da CCJ.

Continua após a publicidade..

Sem Othelino Neto apreciar os requerimentos, os governistas buscaram a Justiça, mas não conseguiram êxito no pedido de liminar para anular a sessão em que foram escolhidos os nomes para CCJ.

A saída do Palácio dos Leões foi buscar o diálogo com Othelino Neto por meio dos aliados em comum e assim resolver o impasse. Com isso, o presidente da Assembleia abre mão da presidência da CCJ tirando Márcio Honaiser e colocando Marco Aurélio.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.